Revista MSDN Magazine Edição 15 - TreeView com C#(csharp)

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 15



Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

TreeView com C#

por Carlos de Mattos

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·Preenchimento do TreeView e ListView

·Uso de XML no TreeView

 

C#, ADO.NET

Chapéu

TreeView

 

Download:

fontesTreeViewCS.zip (92 KB)

 

 

O Visual Studio.NET trouxe várias novidades para o desenvolvedor de aplicações Windows. O conjunto de controles para os Windows Forms foi melhorado e muitas tarefas tornaram-se mais simples. Contudo, o controle TreeView que já existia nas versões anteriores continua conquistando adeptos para as mais diversas aplicações. Este controle é bastante flexível e permite a exposição de dados de forma hierárquica e ao mesmo tempo flexível. Neste artigo, vou apresentar duas formas diferentes para preencher um controle TreeView. No primeiro exemplo, carregaremos o TreeView com os registros extraídos do SQL Server, depois veremos como carregar o TreeView a partir de um arquivo XML.

Carregando o TreeView através do SQL Server

No primeiro exemplo, trabalharemos com os controles TreeView e ListView em conjunto. Esta combinação é muito utilizada e prática para diversas situações. Neste caso, vamos preencher o TreeView com uma lista dos Clientes da Northwind Traders e os pedidos efetuados por cada um. Os detalhes dos pedidos serão exibidos no ListView que será atualizado sempre que o usuário selecionar um nó do TreeView que contenha um Pedido. Ao completar os passos explicados neste exemplo, a interface deverá apresentar-se semelhante a Figura 1.

 

Figura 1 - Interface criada com TreeView e ListView

 

O controle utilizado é o TabControl contendo duas páginas, uma chamada SQL e outra XML, que acomodarão os controles necessários para implementar a interface nos dois exemplos apresentados. Utilize a propriedade TabPages do TabControl para acessar o TabPage Collection Editor e criar as duas páginas, conforme Figura 2. Altere apenas a propriedade Text das páginas para identificá-las, contudo, você encontrará outras propriedades que permitem modificar as características de cada página.

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados