Revista MSDN Magazine Edição 16 - XPath sem Traumas

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 16

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

XPath sem Traumas

Por Fábio Vazquez

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·O que é XPath e seus métodos

·Como gerar e ler XML

·Pesquisar dados com XPath

XML, C#

 

Download:

xxx.zip (xxKB)

Chapéu

XPath

 

 

Não é à toa que vemos poucos desenvolvedores usando os recursos maravilhosos disponibilizados por tecnologias como XPath (XML Path Language) e XSLT (Extensible Stylesheet Language Transformation): elas podem realmente parecer muito complexas. O objetivo deste artigo é dar uma visão de algumas utilizações práticas da linguagem de consulta XPath. Não detalharei questões intrincadas que envolvem a interpretação da sintaxe das expressões XPath, mas tentarei despertar a atenção do leitor para alguns usos interessantes proporcionados por esta tecnologia. Este artigo assume que o leitor já tenha familiaridade com os conceitos da tecnologia XML.

 

Faça o simples antes. Deixe o complicado para depois

Como qualquer consumidor convencional, nós, consumidores de tecnologia, precisamos ter a nossa atenção despertada para que criemos o interesse por algum produto tecnológico. Se algo parece muito complexo a primeira vista, pode até estimular o interesse de alguns, mas a maioria não chegará a ter desejo por usar a tecnologia, seja porque ela é demasiadamente complexa ou porque esta pessoa simplesmente não entende o que está a sua frente. XML em geral e as tecnologias acessórias como XPath, XSLT, XSD e outras, são baseadas em princípios altamente consolidados para desenvolvedores, como hierarquias, relacionamentos, caminhos, tipos de dados, gramáticas, entre outros. Por esta razão, não podemos deixar de usá-las porque as achamos complexas ou desnecessárias.

Por serem baseados em texto, os documentos XML são facilmente lidos e interpretados, não somente por diferentes linguagens e plataformas operacionais, mas também pelo ser humano. Por exemplo, o documento mostrado na Listagem 1 é fácil verificar que se trata da representação de alguns pedidos e os seus respectivos itens. Mais precisamente, os pedidos do cliente “TRAIH” do database Northwind, que é distribuído com o Microsoft SQL Server 2000.

 

Listagem 1 - Documento XML hierárquico gerado a partir de um DataSet.

xml version="1.0" standalone="yes"?>

<PedidosItens>

  <Pedidos>

<OrderID>10574OrderID>

<OrderDate>1997-06-19T00:00:00.0000000-03:00OrderDate>

<Itens>

<OrderID>10574OrderID>

<ProductID>33ProductID>

<UnitPrice>2.5000UnitPrice>

<Quantity>14Quantity>

<Discount>0Discount>

Itens>

<Itens>

<OrderID>10574OrderID>

<ProductID>40ProductID>

<UnitPrice>18.4000UnitPrice>

<Quantity>2Quantity>

<Discount>0 [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados