Revista MSDN Magazine Edição 20 - Novo controle de Grid no Windows Forms

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 20

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Novo controle de Grid no Windows Forms

por Dino Esposito

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·Declarando uma fonte de dados

·Personalizando o controle DataGridView

Visual Basic

 

Download:

CuttingEdge0504.exe (191KB)

Chapéu

DataGridView

 

 

Os controles de Grid são essenciais na maioria dos aplicativos de hoje. Até agora, entretanto, muitos desenvolvedores que utilizam Visual Basic® precisaram comprar componentes de terceiros para obter um componente de grid eficaz e fácil de usar. O DataGrid Windows® Forms não oferece muitos recursos necessários ao desenvolvedor médio. Os controles de grid de terceiros são geralmente mais ricos em recursos do que qualquer componente encontrado em uma estrutura de sistema, como o Microsoft® .NET Framework. No entanto, no caso de aplicativos pessoais e domésticos que não precisam de um controle de qualidade profissional, o novo DataGridView no futuro .NET Framework 2.0 é uma alternativa viável.

O controle DataGridView é o sucessor do Windows Forms DataGrid versão 1.x. Depois de colocar o controle em um Windows Form, você verá a janela popup mostrada na Figura 1. Você poderá definir declarativamente diversos recursos — adicionar novas linhas, editar e excluir a linha atual, reordenar colunas, vincular o controle aos dados e definir seu estilo de acordo com a necessidade.

 

Figura 1 Smart Tag DataGridView

 

A classe DataGridView permite a personalização de células, linhas, colunas e bordas através de propriedades como DefaultCellStyle, ColumnHeadersDefaultCellStyle, CellBorderStyle e GridColor. Isso sozinho excede os recursos do Windows Forms DataGrid versão 1.x.

Você pode usar um controle DataGridView para exibir os dados com ou sem uma fonte de dados subjacente. Se não especificar uma fonte de dados, você poderá criar colunas e linhas que contenham os dados e adicioná-las diretamente ao DataGridView usando a interface de usuário do controle. Ou, você pode definir as propriedades DataSource e DataMember comuns, vincular o controle a uma fonte de dados e fazer com que ele seja automaticamente preenchido com os dados.

O DataGridView elimina as dificuldades reportadas com mais freqüência na versão anterior, tais como o cache de dados. Na versão 1.x, não há recursos especiais para trabalhar com uma grande quantidade de dados. Você precisa vincular o controle ao DataSet ou implementar um sistema de cache escrito à mão. No.NET Framework 2.0, o controle DataGridView pode funcionar no modo virtual. Definir a propriedade VirtualMode como true permite que o controle exiba um subconjunto dos dados disponíveis (você também pode usar o VirtualMode para fornecer uma combinação de colunas vinculadas e desvinculadas)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados