Revista MSDN Magazine Edição 23 - DHTML com ASP.NET

Neste artigo mostrarei como fazer com que o código ASP.NET e o Internet Explorer DHTML Document Object Model (DOM) trabalhem em conjunto.



Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

DHTML com ASP.NET

por Dino Esposito

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·DHTML, processamento no cliente e servidor

·JavaScript

DHTML, JavaScript, C#

 

Download:

CuttingEdge0507.exe (131KB)

Chapéu

DTHML

 

 

Neste artigo mostrarei como fazer com que o código ASP.NET e o Internet Explorer DHTML Document Object Model (DOM) trabalhem em conjunto, e discutiremos também como realizar a comunicação entre o runtime do ASP.NET e uma instância do server-side de um ASP.NET control . 

 

Anatomia de um Postback 

Para projetar um mecanismo efetivo de cooperação entre o DHTML e os controles server-side, precisamos ter um sólido entendimento do mecanismo ASP.NET postback. Imaginemos termos uma página com um par de textboxes e um botão Submit. Quando o usuário clicar no botão, a página faz um postback. O post pode ser iniciado em um de dois modos: via um botão Submit ou via script. Um botão Submit é representado pelo HTML: . A maioria dos browsers também suporta fazer o post via o método submit dentro de um elemento

. Em ASP.NET, a segunda abordagem é usada para LinkButtons e auto-postbacks. 

Quando uma operação submit é iniciada, o browser prepara e envia um pedido de HTTP de acordo com os conteúdos do form. Em ASP.NET, o atributo "action" do form enviando é definido para a URL da página atual,  o atributo "method" pode ser mudado à vontade inclusive programaticamente. Possíveis métodos incluem GET e POST. 

O postback para uma página de ASP.NET que contenha um par de textboxes, uma lista dropdown e um botão Submit seria:  

 

_VIEWSTATE=%D...%2D

&TextBox1=One

&TextBox2=Two

&DropDownList1=one

&Button1=Submit

 

Os conteúdos de todos os campos de entrada, incluindo os campos ocultos, são enviados como parte da carga útil. Além disso, o valor do item atualmente selecionado em toda a lista de controles é adicionado, assim como o nome do botão Submit que ativou o post. Se há um ou mais LinkButtons na página, dois campos ocultos extra chamados __EVENTTARGET e __EVENTARGUMENT são acrescentados à carga útil:

 

__EVENTTARGET=

&__EVENTARGUMENT=

&_VIEWSTATE=%D...%2D

&TextBox1=One

&TextBox2=Two

&DropDownList1=one

&Button1=Submit

 

Ambos os campos ocultos estarão vazios caso a página fizer o postback via botão Submit. Se fizermos o postback via LinkButton na página, a carga útil muda como mostrado a seguir:  

 

__EVENTTARGET=LinkButton1

&__EVENTARGUMENT=

&__VIEWSTATE=%D ... %2D

&TextBox1=One

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados