Revista MSDN Magazine Edição 27 - Oracle Express Edition - Acesso com Visual Studio .NET 2003 e 2005

O artigo traz uma visão geral do Oracle Express Edition (XE).

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Oracle Express Edition

Acesso com Visual Studio .NET 2003 e 2005

 

Rodrigo Custódio de Souza

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·Visão geral do Oracle Express Edition (XE);

·Instalação e configuração;

·Aplicações ASP.NET para acesso ao Oracle.

·Oracle XE, Visual Studio 2003, Visual Studio 2005, ADO.NET,  ODP.NET, ASP.NET.

 

A Oracle está lançando o Oracle Database Express Edition ou Oracle Database XE (como irei me referir neste artigo), para os administradores de banco de dados, desenvolvedores, estudantes e instituições educacionais. Esse novo produto da Oracle é totalmente gratuito para baixar, desenvolver e distribuir. É lógico que com algumas limitações, mas irá permitir que os desenvolvedores criem soluções de ponta com os poderosos recursos do Banco de Dados da Oracle. E o melhor, o que você desenvolver com o XE pode ser “levado” para as versões pagas do produto, como o Oracle Database 10g Enterprise, sem grandes problemas.

Dentre as limitações do Oracle Database XE estão:

·Tamanho do banco até 4 GB;

·Somente uma instância do XE por CPU;

·Limite de uso de 1 GB de RAM;

·Uso de 1 processador somente, mesmo em ambiente com mais de 1.

Se você se registrar como usuário do Oracle XE, poderá acessar o fórum gratuito da Oracle Technology Network, que é sempre monitorado pelos gurus da Oracle, incluindo o vice-presidente e o autor.

Como cada vez mais as empresas estão adotando o ambiente .NET para desenvolvimento de suas soluções, a Oracle não iria querer ficar de fora, nem poderia. A Microsoft e a Oracle, embora sejam concorrentes em alguns níveis, no que diz respeito à plataforma elas são parceiras, trabalham juntas para que os produtos da Oracle rodem extremamente bem no ambiente Windows. A Oracle disponibilizou o Oracle Data Provider para .NET (ODP.NET), que permite utilizar as características do Banco de Dados da Oracle, inclusive do Oracle XE.

Instalação do Oracle XE

Vamos começar instalando o Oracle XE. Baixe o banco da página da Oracle em http://oracle.com/technology/xe, ele possui aproximadamente 150MB. Para este artigo, estou utilizando a versão Beta 2. Salve o arquivo OracleXE.exe em uma pasta de sua preferência. Quando o download for finalizado, execute-o para iniciar a instalação, que é bastante intuitiva. Aceite o local padrão de instalação sugerido. Para a senha utilizarei “xe”, mas você pode escolher a que melhor lhe convir. Veja o resumo da instalação e clique em Install. Quando a instalação for concluída, aparecerá uma CheckBox para abrir o seu navegador na página do Oracle XE instalado em sua máquina (Figura 1). Deixe marcado e clique em Finish.

 

Figura 1. Instalação do Oracle XE

Configuração e acesso às tabelas de exemplo

A página que se abre é a porta de entrada para a utilização do Oracle XE. Você poderá usar esse utilitário tipo Web Application para administrar o servidor XE, criar tabelas, visualizar dados, processar comandos SQL entre outros.

Para realizar o login, digitaremos o usuário que possui privilégios de alteração das tabelas de sistema. Usaremos o usuário “SYSTEM” e a senha “xe”. Clique em login. Na página seguinte aparecem quatro ícones. Vá no menu Administration>Database Users>Manage Users.

Como padrão, já existe um usuário chamado HR (de Human Resources) e por segurança essa conta está “travada”. Clique no ícone HR. Na página seguinte você vai criar uma senha para o usuário HR. Coloquei “hr” para simplificar. Em Account Status coloque Unlocked" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados