Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Visualizando dados multidimensionais com OWC
Houve um tempo em que os softwares usados pelas empresas se resumiam a armazenar o histórico de atividades realizadas, não passando de uma versão digital dos velhos arquivos que ocupavam espaço precioso nos escritórios. A função destes softwares era mais de auditoria do que de planejamento.
Além disso, o pensamento era extremamente linear. Ao se analisar as vendas, por exemplo, o mais comum eram relatórios de vendas por região, vendas por cliente, vendas por produto e assim por diante. Ou seja, os dados eram vistos apenas de forma bi-dimensional.
O que são visões multidimensionais
As pessoas responsáveis pela tomada de decisões em uma empresa precisam de mais dinamismo na obtenção de relatórios ou consultas, o que muitas vezes exige mais do que as antigas visões bidimensionais oferecem. Ao invés de um relatório com apenas vendas por produto, por exemplo, é mais interessante analisar as vendas por produto (organizado e sumarizado por categorias) e região no decorrer do tempo (que pode ser ao mesmo tempo dia, mês, trimestre, semestre, ano etc.). Neste caso não falamos mais de duas dimensões e sim de várias, daí o nome visões multidimensionais, que não mais são usadas somente como registro histórico dos acontecimentos, mas principalmente para prever tendências e planejar estratégias.
Uma visão multidimensional também pode ser chamada de Cubo, uma metáfora que ajuda a entender a disposição de linhas e colunas desse tipo de visão. Em um cubo, várias operações são permitidas, como Drill Down (aumentar o nível de detalhes, expandindo uma região e vendo as cidades, por exemplo), Drill Up (diminuir o nível de detalhes, como ao agrupar dias em meses), Drill Across (muda-se o nível de detalhes sem necessariamente obedecer a hierarquia, ao sair de um ano para analisar diretamente meses, sem passar pelos trimestres), Slice And Dice (ação de rearranjar linhas e colunas de um cubo, mudando sua visão), entre outras.
Utilizando os Microsoft Office Web Components
Todos os desenvolvedores conhecem as facilidades das ferramentas do Microsoft Excel, como planilhas e gráficos, mas poucos sabem que existe uma suite de componentes ActiveX que permite que essas funcionalidades sejam disponibilizadas em suas aplicações. A este conjunto de componentes damos o nome de Microsoft Office Web Components (OWC). Os componentes do OWC mais usados são Chart (gráficos), Spreadsheet (planilha semelhante ao Excel) e o assunto principal de nosso artigo, a PivotTable.
O OWC pode ser encontrado no CD de instalação do Microsoft Office ou pode ser baixado no site da Microsoft. Existem várias versões dos OWC, cada uma equivalente a uma versão do Microsoft Office. No exemplo deste artigo foi usado o OWC 11, equivalente ao Microsoft Office 2003. " [...] continue lendo...