Revista MSDN Magazine Edição 32 - Performance com cache de página

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 32

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Performance com cache de página

Daniel Portal Jorge

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·Caching total e parcial de páginas ASP.NET;

·Caching de informações do banco de dados;

·Caching com SqlDependency;

·O controle Substitution.

 

ASP.NET 2.0, Visual Studio 2005, SQL Server 2000, SQL Profiler.

 

Normalmente, quando desenvolvemos uma aplicação, algo que nos preocupa bastante é a performance. E poucas coisas proporcionam mais ganhos imediatos em performance do que o recurso de caching.

Mas o que é caching afinal? Caching é o nome dado ao processo de armazenar, em um local de acesso rápido, informações que são acessadas com grande freqüência, desonerando o sistema (aplicação, database ou OS) de gerá-los novamente quando requisitados. Não raro, esse local é a memória, que é muito mais eficiente e menos custoso que outros recursos como disco rígido ou bancos de dados.

O ASP.NET conta com dois recursos específicos para caching: o Cache API (que não será abordado neste artigo), para armazenamento de dados arbitrários, como informações de um banco de dados ou informações de um arquivo em disco, e o Cache de página, utilizado para armazenar páginas da Web.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está desenvolvendo uma aplicação Web com um cadastro de clientes e nesse cadastro o tipo do endereço vem de uma tabela do banco (alameda, rua, avenida, praça etc.). Como esses dados são basicamente sempre os mesmos, por que buscá-los no banco toda vez em que a página for requisitada, gastando recursos de rede (para chegar até o banco), do banco (para processar a requisição) e do Web Server (que deverá exibir a nova lista que o banco retornou)?  Com o recurso de caching você pode deixar essa lista ou mesmo a página de clientes armazenada de forma estática em memória e ela será simplesmente exibida sempre que requisitada.

Page Output Cache (caching de página)

Uma página pode ser colocada em cache (“cached”) de duas formas: total ou parcialmente. Quando tratamos de cache total de página, entendemos que toda a página, mais seu conteúdo, será gravada de forma estática na memória, e é essa informação que será mostrada para o usuário final quando a página for requisitada.

No caso de cache parcial de página, podemos entender que vamos armazenar apenas uma parcela da página na memória, enquanto o restante da mesma continuará sendo remontada dinamicamente a cada pedido (Request).

Para demonstrar o funcionamento do cache total de página, criaremos uma projeto Web chamado “CachingSample” (como mostra a Figura 1) e pediremos para que a página imprima o valor da hora corrente.

 

 

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados