Revista MSDN Magazine Edição 33 - Profiles na prática

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 33

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Profiles na Prática

Por Rodrigo Sendin

 

Bons sites são capazes de lembrar dos seus usuários. Eles sabem a sua idade, endereço, suas preferências, enfim, até a sua cor favorita é a cor de fundo do site. Tudo para lhe agradar e fazer com que você volte no futuro. Mas afinal, quanto trabalho é gasto para embutir esse nível de personalização em nossos sites?

Tradicionalmente, muito trabalho seria necessário. Você precisaria de algumas tabelas em um banco, algumas queries, Stored Procedures e desenvolver classes para persistir e recuperar essas informações. Sem falar no trabalho gasto quando houver a necessidade de incluir novos campos de personalização.

Isso até agora. Veremos neste artigo que com o ASP.NET 2.0 podemos implementar Profiles para criar sites personalizados, com o mínimo de trabalho.

Web.config

Sem perder mais tempo, vamos ver como os Profiles funcionam na prática. Abra o Visual Studio 2005 e crie um novo WebSite ASP.NET. Nos exemplos deste artigo estamos utilizando a linguagem C#. Vamos incluir em nosso projeto um arquivo Web.config, onde configuraremos os campos de Profile.

No Solution Explorer, clique com o botão direito sobre o WebSite, escolha a opção Add New Item e clique em Web Configuration File. Em Name mantenha “Web.Config” e clique em Add. Modifique o Web.config para que fique igual ao demonstrado na Listagem 1. Veja que neste exemplo retiramos todos os comentários do arquivo.

 

Listagem 1. Web.config

xml version="1.0"?>

<configuration>

<appSettings/>

<connectionStrings/>

<system.web>

<authentication mode="Windows" />

<profile>

<properties>

<add" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados