Simplificando o uso de Policy Based-Management - Artigo Revista SQL Magazine 85

Neste artigo veremos que com um planejamento orientado por algumas perguntas e checklist é possível adotar soluções com Policy Based-Management respondendo a necessidades do seu ambiente de banco de dados, de forma que esta não se torne uma feature “órfã”, por permitir melhorias e acompanhar a evolução e mudanças do ambiente.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos que com um planejamento orientado por algumas perguntas e checklist é possível adotar soluções com Policy Based-Management respondendo a necessidades do seu ambiente de banco de dados, de forma que esta não se torne uma feature “órfã”, por permitir melhorias e acompanhar a evolução e mudanças do ambiente.

Para que serve:

O planejamento na adoção do Policy Based-Management permite adequar a administração de bancos de dados às normas da organização e às boas práticas de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

Em que situação o tema útil:

Mesmo que o Policy Based-Management seja uma feature que demande pouca complexidade, o seu planejamento permitirá melhor entendimento do cenário, de forma que soluções com este recurso atendam adequadamente contratos de SLA, as normas organizacionais e boas práticas de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

Resumo DevMan

O Policy Based-Management é uma funcionalidade introduzida no SQL Server 2008 que permite aos administradores de banco de dados obterem o controle dos seus ambientes com a aplicação de regras e padrões sobre uma ou várias instâncias do SQL Server. Neste sentido, este artigo apresenta um conjunto de boas práticas tanto para o planejamento e adoção do PBM, como para o desenvolvimento de soluções e monitoramento das mesmas.

O Policy Based-Management (PBM) é uma feature introduzida no SQL Server a partir da versão 2008, a qual permite aos administradores de banco de dados obterem o controle dos seus ambientes com a aplicação de regras e padrões sobre uma ou várias instâncias do SQL Server, além da possibilidade de reutilizar estas regras e padrões em outros cenários e versões anteriores do SQL Server (2000/2005).

Mas antes de implementar uma solução com esta feature, é necessário planejamento e entendimento do cenário, no qual, respostas a perguntas simples como “por quê?, o que? e como?” poderão ajudar numa adequada implementação, de forma que as soluções não venham a proporcionar um resultado positivo qualquer ao cenário.

Neste contexto, este artigo tem o objetivo de oferecer um conjunto de boas práticas tanto para o planejamento e adoção do PBM, como para o desenvolvimento de soluções e monitoramento das mesmas, auxiliando a responder às perguntas (citadas anteriormente) desta feature.

Para um melhor entendimento, os termos disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança, utilizados neste artigo, seguem algumas releituras do ITIL (Information Technology Infrastructure Library), como destacado na Tabela 1.

Disponibilidade

Disponibilidade é determinada pela confiabilidade, sustentabilidade, funcionalidade do serviço, desempenho e segurança. Normalmente calculada a partir da medição das transações de negócio geradas por um serviço de TI e a indisponibilidade deste serviço.

Capacidade

O máximo de rendimento que um serviço consegue fornecer. Pode ser calculado a partir da medição de um tamanho ou volume (disco), ou esforço de trabalho que o serviço se limita.

Continuidade

Avaliação dos riscos que podem impactar o serviço. Termo normalmente associado com manutenção.

Segurança

Garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e informações."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados