Trabalhando com TableAdapters

Os TableAdapters fornecem a comunicação entre um aplicativo e um banco de dados...

Os TableAdapters fornecem a comunicação entre um aplicativo e um banco de dados, ou seja ele se conecta a um banco de dados, executa consultas ou stored procedures, preenche um datatable existente com os dados retornados de uma consulta e também são usados para enviar dados atualizados de um aplicativo para o banco de dados.

TableAdapters são criados com o Dataset Designer no interior de datasets tipados. Para verificar como funciona na prática os tableadapters, vamos criar um novo projeto do tipo Windows Forms (Para este exemplo estou utilizando a linguagem VB.Net).

Após criar o projeto, adicione um dataset: dsFornecedores.xsd

Figura 1 – Adicionando um dataset.

Após adicionar o DataSet, arraste um controle TableAdapter para o Dataset Designer e será carregado o Wizard do TableAdapter para lhe ajudar a criar uma conexão com o banco de dados, bem como criar as tabelas já com os campos e tipos definidos pela estrutura do banco de dados.

Figura 2 – Componente TableAdapter.

Para começar é preciso criar uma conexão, então clique em New Connection.

Figura 3 – Adicionando uma nova conexão.

Na janela seguinte, configure o nome do servidor e selecione o banco de dados desejado.

Figura 4 – Configurando uma Conexão com o Banco de Dados.

Clique em next até chegar à janela abaixo, onde será definido se utilizaremos um Select, criar procedures automaticamente ou utilizar procedures existentes. Selecionaremos a opção "Use SQL statements"

Figura 5 – Escolhendo o Tipo de Comando.

Na janela seguinte podemos adicionar uma query para consulta ou montar uma consulta através do Query Builder.

Figura 6 – Configurando a Consulta SQL.

Você poderá configurar o TableAdapter para gerar os comandos de Excluir / Inserir / Atualizar automaticamente clicando em Advanced Options. Logo após clique em próximo e será solicitado o nome para o método Fill (Utilizado para preencher DataSet) e para o GetData (Retorna um DataTable). Clique em Finish.

Figura 7 – Definindo os nomes dos métodos do TableAdapter.

Crie um formulário semelhante ao abaixo. No botão OK devemos configurar o código para que os campos informados sejam adicionados ao banco de dados.

Figura 8 – Formulário de Entrada de Dados.

Para incluir um novo registro no banco de dados basta instanciar o TableAdapter e passar os parâmetros necessários. Configure o código abaixo para o evento Click do botão OK.

Listagem 1– Código para Incluir no Banco de Dados.

            Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

   Dim fornecedores As New dsFornecedoresTableAdapters.FOR_FornecedoresTableAdapter

 

   fornecedores.Insert(txtFornecedor.Text, txtLogradouro.Text, txtBairro.Text, txtComplemento.Text, txtNumero.Text, txtObservacoes.Text)

 
End Sub

        

Para os métodos de Atualizar / Excluir devem ser feitos os mesmos procedimentos apresentados acima.

A próxima etapa é exibir os dados em uma DataGridView. Arraste uma DataGridView ao formulário. Clique na smart tag da DataGridView e em ChooseDataSource selecione o TableAdapter criado como fonte de dados para a DataGridView.

Figura 9 – Escolhendo um Datasource para o DataGridView.

Chegamos ao final do artigo e podemos observar que todo acesso a dados foi realizado por meio do TableAdapter que foi o encarregado de realizar as operações da camada de acesso a Dados. Você pode configurar o TableAdapter e novos parâmetros de consulta e filtros, utilizar procedures e consultas, etc.

Artigos relacionados