Utilizando atributos com C# - Revista .net Magazine 89

O artigo demonstra os atributos do .NET Framework e suas principais utilizações dentro da linguagem C# e seus projetos.

De que se trata o artigo

O artigo demonstra os atributos do .NET Framework e suas principais utilizações dentro da linguagem C# e seus projetos. Também mostra como criar e ler atributos customizados passando pelas principais formas de se aplicar estes em diversos tipos de aplicações.

Em que situação o tema é útil

Atributos servem para fornecer metadados sobre os elementos do código e, dependendo da maneira como são definidos, alterar o comportamento da aplicação. Os atributos são constantemente usados em conjunto com técnicas de Reflection, para obter dados do aplicativo durante o runtime. Os atributos ajudam em diversas tarefas que vão desde informações adicionais sobre um elemento do programa (classes, propriedades e métodos), alteração do comportamento da serialização XML de uma classe, definição de classes para testes unitários, etc. Os atributos podem diminuir a complexidade do código gerado ou, pelo menos, dar mais flexibilidade ao mesmo.

Utilizando atributos com C#

Atributos acrescentam dados sobre elementos da linguagem de programação quer sejam classes, propriedades, assembly etc. Podem ser usados para documentar ou fornecer metadados para serem recuperados via Reflection e a partir dos dados que forem recuperados, alterar ou não o funcionamento do assembly.

Em muitos casos também podem ser usados para especificar tipos especiais de classes e métodos como os que são usados por Webservices e testes unitários.

Outro exemplo de uso dos atributos para afetar o funcionamento do código é quando atributos são usados para customizar a geração de documentos XML através da serialização de classes no Framework.

Estes e outros conceitos e exemplos serão dados neste artigo que também mostra uma utilização bem particular com o MVC.

Os atributos na linguagem C# e no .NET Framework são uma maneira de se acrescentar dados sobre um assembly (executável ou class library), uma classe, um método e outros elementos da linguagem, de uma maneira declarativa, ou seja, diretamente no código. Entre os muitos dados que podem ser acrescentados estão URLs relacionadas com o projeto, tópicos de documentação. Também são acrescentadas informações auto descritivas de componentes e também dados para serem recuperados via reflection durante a execução.

Entre as utilizações mais tradicionais da utilização dos atributos estão:

· Informações sobre o assembly;

· Informações sobre classes e métodos;

· Serialização;

· Atribuição de permissões de segurança;

· Identificação de tipos especiais de classes e métodos;

· Definição de constraints para propriedades usadas em classes para armazenamento de dados.

Os atributos são de vários tipos. Um uso bem típico é a definição dos dados do assembly. Observe a Listagem 1 que mostra os atributos padrão gerados pelo Visual Studio.

Listagem 1. Atributos de Assembly

1 using System.Reflection; 2 using System.Runtime.CompilerServices; 3 using System.Runtime.InteropServices; 4 5 // General Information about an assembly is controlled through the following 6 // set of attributes. Change these attribute values to modify the information 7 // associated with an assembly. 8 [assembly: AssemblyTitle("dynamicDemoData")] 9 [assembly: AssemblyDescription("")] 10 [assembly: AssemblyConfiguration("")] 11 [assembly: AssemblyCompany("")] 12 [assembly: AssemblyProduct("dynamicDemoData")] 13 [assembly: AssemblyCopyright("Copyright © 2011")] 14 [assembly: AssemblyTrademark("")] 15 [assembly: AssemblyCulture("")] 16 17 // Setting ComVisible to false makes the types in this assembly not visible 18 // to COM components. If you need to access a type in this assembly from 19 // COM, set the ComVisible attribute to true on that type. 20 [assembly: ComVisible(false)] 21 22 // The following GUID is for the ID of the typelib if this project is exposed to COM 23 [assembly: Guid("c815295a-4ac0-483f-908d-4fb50d2a0856")] 24 25 // Version information for an assembly consists of the following four values: 26 // 27 // Major Version 28 // Minor Version 29 // Build Number 30 // Revision 31 // 32 // You can specify all the values or you can default the Build and Revision Numbers 33 // by using the '*' as shown below: 34 // [assembly: AssemblyVersion("1.0.*")] 35 [assembly: AssemblyVersion("1.0.0.0")] 36 [assembly: AssemblyFileVersion("1.0.0.0")]" [...] continue lendo...

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