O Windows Phone é o sistema operacional mobile mais recente da Microsoft e um dos que mais vem se destacando neste mercado. Por isso é natural que os profissionais da área sintam a necessidade de conhecer melhor esse sistema operacional e de começar a desenvolver aplicações o mais rápido possível.

Pensando em facilitar a vida e o aprendizado de quem tem interesse nessa tecnologia, aqui serão apresentadas 10 sugestões de artigos que você não pode deixar de ler, com dicas bastante úteis no dia a dia de quem desenvolve aplicações para Windows Phone.

Capturando fotos

Capturando fotos em aplicações Windows Phone

Figura 1: Capturando fotos em aplicações Windows Phone

Uma das funcionalidades mais interessantes de serem implementadas em aplicações para dispositivos móveis é a possibilidade de capturar fotos sem precisar sair da aplicação para acessar a câmera. Neste artigo você aprenderá a utilizar a classe CameraCaptureTask para capturar e exibir fotos em sua aplicação.

Acesse: Capturando fotos em aplicações Windows Phone.

Utilizando gestos

Utilizando gestos no Windows Phone

Figura 2: Utilizando gestos no Windows Phone

Quando se trata de dispositivos móveis com tecnologia touch screen, é fundamental que a aplicação esteja preparada para suportar e aproveitar os vários gestos possíveis de interação do usuário com a tela. Gestos como tocar na tela ou tocar e segura por alguns instantes podem ser facilmente tratados no Windows Phone, saiba como no artigo Utilizando gestos no Windows Phone.

Modo trial de aplicações

Ao concluir uma aplicação (ou a primeira versão dela), precisamos publica-la na Windows Phone App Store (ou Marketplace). Mas para conquistar o cliente, no caso de aplicações pagas, é preciso antes permitir que ele teste a aplicação. Isso é feito geralmente liberando uma versão trial, que pode seguir várias regras de funcionamento, como: permitir utilizar apenas algumas funcionalidades da aplicação enquanto estiver no modo trial, permitir utilizar a aplicação um determinado número de vezes ou por um certo tempo, etc.

Utilizando o modo trial de aplicações no Windows Phone

Figura 3: Utilizando o modo trial de aplicações no Windows Phone

No artigo Utilizando o modo trial de aplicações no Windows Phone você pode ver como realizar esse tratamento de tipo de “licença” de uso da sua aplicação quando ela for publicada.

Consumindo dados da web

Consumir serviços da web tem se tornado uma prática cada vez mais comum nos vários tipos de aplicação, sejam desktop, web ou mobile. Essa é uma das formas mais comuns de realizar a comunicação entre aplicações.

Consumindo dados da web no Windows Phone

Figura 4: Consumindo dados da web no Windows Phone

Confira no artigo Consumindo dados da web no Windows Phone como consumir um serviço da web, desenvolvendo uma aplicação para exibir os posts do Twitter de um usuário.

Efetuando ligações

Imagine uma aplicação onde existe, por exemplo, um cadastro de clientes em que um dos campos é o número de telefone. O usuário pode desejar fazer uma ligação para aquele número, mas precisaria sair da sua aplicação, abrir a aplicação chamadas telefônicas e digitar o número. Porém, você pode oferecer a possibilidade de realizar as ligações telefônicas diretamente a partir da sua aplicação, sem que ele precise fechar ou minimizar a mesma.

Efetuando ligações telefônicas a partir da aplicação

Figura 5: Efetuando ligações telefônicas a partir da aplicação

Veja no artigo Efetuando ligações a partir de aplicações para Windows Phone como utilizar a classe PhoneCallTask para realizar essa tarefa e garantir mais um ponto para sua aplicação.

Acessando a lista de contatos

Acessando a lista de contatos

Figura 6: Acessando a lista de contatos

Considerando o alto nível de integração entre os serviços de email, redes sociais e lista de contatos (agenda), em algum momento você pode precisar obter dados desses contatos para utilizar em sua aplicação, como para efetuar uma ligação, enviar uma mensagem, etc.

No Windows Phone é muito fácil fazer com que sua aplicação obtenha dados da lista de contato, obviamente com a permissão do usuário. Para saber como fazer isso, confira o artigo Windows Phone: acessando a lista de contatos.

Integração com o Bing Maps

Integração a aplicação com o Bing Maps

Figura 7: Integração a aplicação com o Bing Maps

O Bing Maps é o serviço de mapeamento oficial da Microsoft, parte do seu buscador Bing. E como era de se esperar, integrar sua aplicação com esse serviço é consideravelmente fácil, basta utilizar a classe BingMapsTask para marcar pontos no mapa ou a classe BingMapsDirectionsTask para traçar rotas, como se pode ver no artigo Windows Phone: integração com o Bing Maps.

Navegação entre páginas e passagem de parâmetros

A navegação entre páginas no Windows Phone segue um modelo diferente do Windows Mobile ou das aplicações Windows Forms e WPF. O Windows Phone utiliza um modelo mais semelhante a aplicações ASP.NET fom páginas e não janelas ou forms. Nesse modelo, a navegação é feita através do endereço de cada página e informações (parâmetros) podem ser passadas via QueryString.

Navegação entre páginas no Windows Phone

Figura 8: Navegação entre páginas no Windows Phone

Leia o artigo Navegação entre páginas no Windows Phone e passagem de parâmetros e entenda como funciona essa parte fundamental do desenvolvimento para Windows Phone.

Orientação da página

Controlando a orientação da página

Figura 9: Controlando a orientação da página

No artigo Windows Phone: controlando a orientação da página você aprenderá a gerenciar a mudança de orientação da página, de forma a fazer com que sua aplicação se adapte à forma como o usuário manuseia o telefone, se na vertical ou na horizontal, mantendo a organização dos controles na tela.

Controlando o scroll da página

A última sugestão de artigo ensina a habilitar o scroll da página e de outros controles, para permitir ao usuário visualizar alguns itens que inicialmente aparecem ocultos na tela até que a página (ou controle específico) “rolada” (scroll).

Habilitando o scroll dos componentes da página

Figura 10: Habilitando o scroll dos componentes da página

No artigo Windows Phone: habilitando o scroll da página vemos como utilizar o ScrollViewer para habilitar o scroll em algumas situações comuns.

Então é isso, não deixe de ler esses 10 artigos e de acompanhar o conteúdo do portal DevMedia sobre Windows Phone.