Este é um post disponível para assinantes MVPArtigo .net magazine 70 - Quick Update
ARTIGO DA REVISTA .NET MAGAZINE 70 - Quick Update
[Artigo já está disponível no Leitor Digital DevMedia®. Clique aqui para acessá-lo]
> Clique aqui para ler todos os artigos da .net Magazine 70
ADO.NET Data Services com NHibernate
No ano de 2008 a Microsoft lançou uma tecnologia chamada ADO.NET Data Services, que durante um tempo levou o codinome de ASTORIA. O Data Services tem o objetivo de expor um modelo de dados através de um serviço Web, usando o padrão REST. Você certamente já deve ter lido algum artigo aqui na .NET Magazine sobre o ADO.NET Data Services.
Uma das principais características dessa tecnologia é a integração que ela tem com as tecnologias de acesso a dados da pópria Microsoft, o LINQ to SQL e o ADO.NET Entity Framework. Na prática, criamos um serviço com o ADO.NET Data Services apontando para um modelo de dados feito em uma dessas ferramentas citadas, e pronto, já temos um serviço completo que expõe nossos dados na Web via REST.
O problema é se você usa uma outra ferramenta de ORM que não seja LINQ to SQL ou Entity Framework, como é o caso do NHibernate. A princípio o ADO.NET Data Services não é compatível com o NHibernate.
Acontece que agora o NHibernate é compatível com a linguagem LINQ da Microsoft, é o NHibernate.Linq que você encontra para download aqui: http://tinyurl.com/yz2l7an. E por ser compatível com o LINQ, também podemos expor um modelo feito em NHibernate no ADO.NET Data Services, com algumas restrições. Aqui seguem as mais notórias:
ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.
Este é um post disponível para assinantes MVP
Space do autor


0
0
