Alterando a senha do SYSDBA no Firebird

Olá pessoal, hoje mostraremos como alterar a senha do usuário SYSDBA em um banco de dados Firebird.


Todos que trabalham com firebird sabem que diferentemente de outros SGDBs, durante sua instalação não temos a opção de informar a senha “mestre” do banco de dados. No firebird, esta senha, que é a senha mestre do usuário SYSDBA que é o usuário mais forte do SGDB, só pode ser alterada depois, através de um utilitário de linha de comando disponibilizado pelo FBServer.

Manter a senha padrão é um tanto quanto complicado, pois todos sabem que a senha de SYSDBA é masterkey, sendo assim, sua base fica extremamente exposta. Para minimizar os riscos de exposição de sua base de dados, podemos alterar a senha do usuário SYSDBA.

Para isso, abra o prompt de comando do windows e navegue até o diretório bin da pasta de instalação do seu firebird server. No meu caso, o mesmo está instalado em “C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5”, neste caso utilizarei o seguinte comando no prompt de comando para navegar até a pasta:

cd “C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin”


Nesta pasta, temos alguns utilitários do Firebird para administração do servidor. Dentre eles temos o gsec que é quem utilizaremos para alterar a senha do usuário SYSDBA.

Para isso, ainda no prompt de comando, vamos logar no gsec, através da seguinte linha de comando:

gsec -user sysdba -password masterkey


Com este comando, vamos logar no gsec. Após logar, basta executarmos mais uma linha para alterar a senha do SYSDBA. Para isso digite o comando abaixo:

modify sysdba -pw newpasswd

Onde newpasswd é a nova senha definida para o usuário SYSDBA.

Vamos ficando por aqui, espero que tenham gostado e que as informações passadas sejam úteis no seu dia-a-dia. Fiquem a vontade para deixar comentários, enviar emails, com dúvidas, críticas e sugestões de temas.


Um grande abraço.
Ricardo Coelho.