DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Android: Plataforma Android - Java

Neste artigo demonstro como iniciar o desenvolvimento de aplicações da plataforma Android no Java, usando Netbeans.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Plataforma Android

Do que se trata?

Nos remete ao desenvolvimento de um novo sistema operacional, desenvolvido pela Google, primariamente para dispositivos móveis

Android         

            Tal sistema operacional, nasceu da necessidade da gigante Google em possuir uma fatia do mercado dos dispositivos móveis e que contivesse a sua “cara”, performance, intelegibilidade, manutenabilidade e flor da pele com o mesmo o sendo de código-aberto.

          Essa é a grande sacada da história, um S.O , para mobiles e de código-fonte aberto. E como para muitos estudantes da área, eu também acho que está por vir um S.O da Google, aberto, para concorrer nesse mercado, mas até lá só especulação, portanto aguardemos.

          Nessa febre temos as maiores e melhores marcas de dispositivos móveis no mercado correndo atrás, de novos sistemas, novos softwares, novos recursos, para o mesmo S.O. Nós desenvolvedores estamos no meio desse turbilhão (mais uma vez),  e como eu e você não podemos ficar fora dessa, vamos ver nesse artigo o que é possível fazer para desenvolver uma aplicação nessa plataforma.

Caracteristicas Básicas

          Usa o Kernel 2.6 Linux, permitindo a integração e manipulação de dispositivos de hardware, cada vez mais complexos como: Bluetooth, câmeras, USB, GPS’s etc...

          Um framework interno, escrito em Java, que permite se re-escrito, compilado num formato especial de byteCodes.

Mãos à massa!

            Primeiro vamos atualizar nosso NetBeans (pois provavelmente o seu, assim como o meu não tem acesso nativo à plataforma), necessitamos atualizar nossa base de plugins do NetBeans manualmente.

          Para isso vá até  o menu principal: Clique em Tools->Plugins->Configurations->Add, para adicionar manualmente, você deverá estar vendo essa tela:


          1-Agora clique em Novo Projeto;

          2-De um nome a seu novo Projeto;

          3-Escolha a opção Android -> Android Application

                        3.1-Clique em Next(próximo)

4-Selecione a plataforma Android do Google e depois clique em Next (próximo)

 Obs: caso seu NetBeans não localize a plataforma automaticamente, clique em MANAGE PLATAFORM(gerenciar plataforma) e localize-a no seu disco-rígido.

Obs2:Caso não esteja disponível no seu disco rígido, será necessário que você realize o download do mesmo.

Link para baixar o SDK completo:

http://developer.android.com/sdk/index.html

Após baixar o SDK, pode ser que você compre a briga¸ no bom sentido de como instalar as plataformas disponíveis para desenvolvedores.

A principio instale o SDK no seu disco rígido e depois abra o arquivo , como explicito na imagem abaixo:


Você vera uma tela como essa:


Nessa tela você deverá clicar em Avaiable Packages e atualizar suas plataformas disponíveis, e (ou) baixar novas funcionalidades para seu SDK, inclusive documentações, drivers, etc...(caso queira, é claro)

Mas nem tudo são flores, e pode ser que você não consiga acessar de primeira mão, pois o link é um HTTPS(seguro). Para resolver isso clique em “Settings”, e adicione a linha de servidor, HTTPS, para um servidore Proxy.

Dessa maneira:


E ainda,marque a opção “Force HTTPS...” para que a solução esteja completa.

Agora sim! Você pode começar a baixar as plataformas que estiverem disponíveis clicando em Avaiable Packages.


Vamos tomar um café? Pois demora um pouquinho mesmo...

          Pronto!, depois de instalado você precisa definir um modelo de dispostivo, virtual que funcionará para rodar nossos programas.

          Para isso clique em Virtual Devices e faça um como descrevo na imagem abaixo:


Clique em New->Digite um nome para seu emulador de dispositivo Android, insira a quantidade de memória SD e salve

          Agora volte ao seu projeto no NetBeans, agora está tudo pronto para você

Note que por padrão (o Hello World), você terá uma classe de configuração e outra de Activity, onde você poderá declarar ações, métodos em tempo de execução, na verdade já é a GUI para o usuário.

     

E a classe de configuração( no NetBeans já vem pronta)


E não poderia deixar de apresentar a vocês como é a GUI, pronta do Android.

 Carregando o S.O

Carregando o S.O

Telas da API


E o nosso programa , rodando perfeitamente.


Por enquanto ficamos por aqui pessoal. Em breve mais conteúdo sobre Mobiles pra você.

Um forte abraço++

Carlos Mazzi



Especialista em Gestão de Projetos e Desenv. de Sistemas, Linux Certified, ITILv3- Certified, desenvolvedor e arquiteto de sistemas Java, delphi e C#. Fundador da DATACON.

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts