Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo:

O objetivo principal do artigo é mostrar o desenvolvimento de uma aplicação completa (WebSite), apresentando as tecnologias adotadas, como provider NpgSQL e o FCKEditor. Além disso, os comandos SQL serão baseados em Stored Procedures.


Para que serve:

Quando se trabalha com ASP.NET, muitas das vezes são utilizados outros bancos de dados, principalmente o SQL Server. O objetivo do artigo é explanar a possibilidade de desenvolver uma aplicação utilizando o banco de dados PostgreSQL. O mesmo utiliza o provider NpgSQL.

Em que situação o tema é útil:

Trabalhar com outros bancos de dados no ASP.NET, além do SQL Server, é algo interessante para evitar, por exemplo, os custos associados a um SGBD proprietário. Com isso, será mostrado como desenvolver aplicações no ASP.NET com o PostgreSQL usando o provider NpgSQL. Através deste, é possível trabalhar com os principais recursos deste SGDB. Uma das idéias é utilizar stored procedures de maneira simples e objetiva, e como resultado teremos um Web Site desenvolvido.

Na primeira parte deste artigo, foi mostrado o objetivo da aplicação a ser desenvolvida e a modelagem e criação das tabelas do banco de dados. Além disso, foram expostos os princípios do Web Site empresarial e analogias da ideia a ser construída. Outro ponto importante foi o destaque dado às tecnologias utilizadas, que são: o Visual Studio 2008 com ASP.NET 3.5, o banco de dados PostgreSQL em sua versão 8.x e o NpgSQL. É através deste provider que será possível realizar a conexão com o banco de dados PostgreSQL e retornar essas informações em conjunto com a aplicação em .NET.

Nesta segunda parte, iremos focar diretamente no desenvolvimento da aplicação. O objetivo do artigo não é abordar termos técnicos do provider, mas sim mostrar na prática como o mesmo funciona. Você encontra no portal DevMedia informações do NpgSQL em um dos artigos da Revista Web Mobile publicado na edição 31. Nos próximos tópicos, será mostrado de forma objetiva o desenvolvimento de um Web Site empresarial desenvolvido a partir do uso das principais tecnologias do mercado citadas anteriormente (ver Nota DevMan 1).

Você também tem a possibilidade de criar todos os exemplos com base no Visual Studio 2010. Todos os exemplos trabalhados no artigo podem ser criados com outros bancos de dados. Na prática, o que iria diferenciar seria a necessidade de utilizar o provider específico do SGBD que você escolher.

Nota DevMan 1. Detalhes do ambiente de desenvolvimento

Por não fazer parte do escopo do artigo, é de extrema importância que você já possua instalados e configurados em sua máquina o Visual Studio 2008 e principalmente o banco de dados PostgreSQL.

Na lista de links apresentada ao final do artigo você confere o site oficial do mesmo, onde poderá realizar o download e posterior instalação.

Criando Projeto

Primeiramente, para inicio da implementação do nosso Web Site é necessária a criação do projeto no VS (Visual Studio 2008). No seu VS, selecione a opção File à New à Web Site. Em seguida selecione em Location File System a opção template ASP.NET Web Site e linguagem C#. Chamaremos O projeto de WebSiteEmpresarial, conforme você pode visualizar na Figura 1. Lembrando que será utilizando o ASP.NET 3.5.

Figura 1. Projeto Visual Studio 2008

Em seguida iremos criar alguns diretórios para uma melhor organização do projeto. Serao criados os diretórios VO e DAO (Nota DevMan 2). Uma outra dica será organizar o projeto em uma estrutura MVC (Nota DevMan 2), talvez um tema para um próximo artigo. Para centralizar melhor as estruturas de classes, é possivel concentrar essas informações em um diretório denominado App_Code, onde ficarão concentradas todas as classes do seu projeto. No proprio Visual Studio você tem a opção de criar estes diretórios diretamente. Para esta tarefa, selecione com o botão direito no seu projeto a opção Add ASP.NET Folder, e em seguida App_Code (no caso deste diretório). Partindo desta ideia, adicione neste diretório (App_Code) os dois direitórios citados anteriormente ( ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo