Artigo Java Magazine 42 - Aplicando Design Patterns

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Utilize bibliotecas open source e design patterns para construir um visualizador de arquivos, e aprenda ao mesmo tempo melhores práticas de programação e APIs úteis do Java SE.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 42. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Nesta edição inauguramos a coluna “Mão na Massa”, que traz artigos práticos e abrangentes, mostrando como usar diversas técnicas, boas práticas, APIs e ferramentas. O enfoque será sempre na construção de aplicações da melhor maneira e na implementação de idéias utilizáveis em cenários reais.

 

 

Mão na Massa

Aplicando Design Patterns

Crie uma aplicação completa usando patterns e boas práticas

Utilize bibliotecas open source e design patterns para construir um visualizador de arquivos, e aprenda ao mesmo tempo melhores práticas de programação e APIs úteis do Java SE

Esse artigo trata de forma prática vários temas importantes no desenvolvimento de aplicações Java. Abordaremos aqui, passo a passo, a modelagem e a implementação de uma aplicação que faz uso intensivo de design patterns e de bibliotecas open source. Ao mesmo tempo, destacamos boas práticas de desenvolvimento e apresentamos algumas APIs do Java.

Entendendo o contexto

Como sabemos, os design patterns (padrões de projeto) descrevem soluções para problemas recorrentes. Seu uso normalmente torna a aplicação mais elegante e mais fácil de manter. Os patterns também definem uma terminologia comum para uso pelos profissionais envolvidos no projeto, facilitando assim a compreensão do código que os utiliza.

A literatura sobre padrões de projeto é extremamente ampla[1], mas muitos desenvolvedores ainda têm dúvida na maneira de aplicar alguns patterns menos comuns. Ainda que exista um forte movimento a favor do uso de patterns, alguns programadores têm pouco contato com outros além dos “Java EE patterns” ou os implementados pelos frameworks web (Command, Singleton, Factory etc).

Neste artigo usaremos dois patterns de ampla utilidade que são usados nas APIs do Java e em vários frameworks e bibliotecas: Template Method e Chain of Responsibility. Embora seu uso seja menos comum que o dos padrões citados anteriormente[2], você verá que esses patterns trazem uma série de benefícios importantes.

Entendendo a ferramenta

Nosso interesse é construir uma ferramenta de visualização de arquivos. Apesar de o Java oferecer suporte nativo à visualização e à manipulação de arquivos-texto e imagens, um visualizador que incorpore realce de sintaxe, ou que permita exibir arquivos complexos, exige codificação adicional. Nosso desafio é construir um visualizador genérico, que permita exibir diversos formatos de arquivo (com realce de sintaxe, quando aplicável) e que seja extensível, permitindo que no futuro outros formatos sejam incorporados.

As Figuras de 1 a 6 mostram o funcionamento do nosso visualizador, que permite mostrar nove tipos arquivos (html, jpg, gif, png, java, pdf, rtf, txt e xml). A utilização é simples: basta arrastar um ou mais arquivos sobre a tela e uma aba será criada para cada um. Cada aba incorpora um componente visual específico, responsável pela renderização do arquivo em questão.

 

Figura 1. Arrastando arquivos para visualização.

 

Figura 2. Visualização de arquivo RTF.

 

Figura 3. Visualização de arquivo HTML.

 

Figura 4. Visualização de arquivo PDF.

 

Figura 5. Visualização de arquivo XML.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?