Por que eu devo ler este artigo: Design Pattern é uma forma padrão de organizar as classes e objetos, onde são compartilhados conhecimentos sobre orientação objeto aplicados a problemas que acontecem em diversos cenários de desenvolvimento de software.

Com o Design Pattern você terá vários benefícios dentre eles são: código mais enxuto, limpo, organizado, aumentar a qualidade e diminuir a complexidade do seu código.

Onde encontrar o Design Pattern?

Alguns programadores mais experientes começaram a perceber que os mesmos problemas começaram a aparecer varias e varias vezes e a solução para aqueles problemas eram sempre as mesmas e começaram a catalogar esses padrões. Em 1995 um grupo de pessoas, mas especificamente quatro pessoas escreveram um livro iniciando os Design Patterns mais conhecido de mercado, são eles Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. Eles foram conhecidos como Gang of four ou GOF.

Mas só existe os Design Patterns do GOF?

O Conceito de padrão de projeto foi criado na década de 70 pelo arquiteto Christopher Alexander em seus livros Notes on the Synthesis of Form, The Timeless Way of Building e A Pattern Language, ele estabelece que um padrão deve ter.

Além do Design Pattern do GOF, existem vários outros patterns como, por exemplo, Connected Buildings, Car Connection, Positive Outdoor Space e vários outros, esses patters somam certa de 125 padrões.

A partir daqui quando falarmos de Design Patter estaremos nos referindo ao GOF. O Design Patterns do GOF possui um formato, são eles:

  • Nome: Uma identificação para o patterns;
  • Objetivo / Intenção: Também conhecido como (Also Known As);
  • Motivação: Um cenário mostrando o problema e a necessidade;
  • Aplicabilidade: Como identificar as situações nas quais os padrões é aplicável;
  • Estrutura: Uma representação gráfica da estrutura das classes usando um diagrama de classes (UML);
  • Consequências: Vantagens e desvantagem;
  • Implementações: Quais detalhes devemos nos preocupar quando implementamos o padrão. Detalhes de cada linguagem;
  • Usos conhecidos;
  • Padrões Relacionados.
Estrutura do Design Pattern.
Figura 1. Exemplo de código (No GOF os códigos são em C++)

Os Designs Patterns do GOF são classificados em três categorias: Criação, Estrutural e Comportamental. Na figura abaixo podemos ver os patterns com sua classificação.

Bom galera esse artigo aborda a introdução de Design Patterns e nos próximos artigos falaremos um pouco sobre alguns padrões.


Saiu na DevMedia!

  • React Native: do Hello World ao CRUD:
    React é um framework JavaScript criado pelo Facebook para facilitar a construção de interfaces de usuário. React Native, da mesma empresa, nos permite criar aplicações mobile nativas utilizando JavaScript, na lógica, e React, para estruturar as views.

Saiba mais sobre Design Pattern ;)

  • Padrões Command e outros Patterns na prática:
    Os padrões de projetos são tão discutidos e exigidos por empresas e instituições de software, no seu dia a dia como programador . Por isso, nesse artigo veremos como aplicá-los em situações práticas que se aproximam da realidade de inúmeros softwares do mercado, bem como evoluir o sistema com base em qual padrão é melhor para cada cenário.
  • Introdução a Design Pattern::
    Com o Design Pattern você terá vários benefícios dentre eles são, código mais enxuto, limpo, organizado, aumentar a qualidade e diminuir a complexidade do seu código.
  • Design Patterns na teoria e na prática:
    Programadores mais novos atualmente se preocupam em tornarem-se especialistas em determinado framework, ignorando a complexidade envolvida por trás e consequentemente deixam de programar orientado a objetos em total plenitude, limitando-se apenas a criar trechos de código que se conectam e são executados por esses mesmos frameworks.