Nesse artigo você entenderá e aplicará os padrões de projeto em seus sistemas.
ArtigosJavaDesign Patterns: na teoria e na prática
Por que eu devo ler este artigo:
Programadores mais novos atualmente se preocupam em tornarem-se especialistas em determinado framework,
ignorando a complexidade envolvida por trás e consequentemente deixam de programar orientado a objetos em total
plenitude, limitando-se apenas a criar trechos de código que se conectam e são executados por esses mesmos
frameworks. A consequência disso é a recorrência cada vez maior a estratégias procedurais para resolver problemas nem
tanto complexos.
É muito fácil encontrar uma funcionalidade que pode conter três ou mais condições para obter um resultado dentro de
qualquer sistema, e que muitas vezes na pressa, fazem com que o desenvolvedor opte em criar um “encadeamento”
(IF-ELSE), ignorando completamente um dos princípios básicos da OO, a Abstração, muitas vezes forçando um alto
acoplamento. Dito isso, este artigo demonstrará como evitar o alto acoplamento, identificando um problema dentro de
um cenário apresentado e aplicando o design pattern correto para solucioná-lo, sem o auxílio de qualquer framework.
Em 1994, antes mesmo de James Gosling apresentar a linguagem de programação Java para o mundo, Erich Gamma,Richard
Helm,Ralph Johnsone John Vlissides, também conhecidos como “The Gang of Four” lançaram o livro “Design Patterns:
Elements of Reusable Object-Oriented Software”. Para muitos evangelistas da linguagem orientada a objetos,
esse foi o divisor de águas entre programar orientado a objetos e compreender o conceito real de programar orientado
a objetos.
Nesse livro foram catalogados vinte e três padrões de projeto divididos em três categorias:
Padrões de criação – Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton;
Padrões estruturais– Adapter, Bridge,Composite, Decorator, Facade, Flyweight e Proxy;
Padrões comportamentais– Chain of responsibility, Command, Interpreter,Iterator, Mediator,
Memento, Observer, State, Strategy, Template method e Visitor.
Atualmente, quase 100% dos sistemas desenvolvidos em Java com o padrão MVC utilizam-se de frameworks de apoio, sendo
mais comuns o JSF 2 para as camadas de apresentação e o Hibernate para a camada de persistência. Isso sem falar que
dentro de uma aplicação, na camada de negócio, pode-se incluir o Spring como apoio para injeção de dependência e
inversão de controle (IoC) ou o próprio EJB 3 aliado ao CDI para obter a mesma eficiência do Spring na parte
de IoC.
Esses frameworks acabam “mascarando” boa parte da complexidade do que é programar orientado a objetos, fazendo com
que o desenvolvedor se limite a implementar métodos, muitas vezes apenas encaixando-os nos pontos certos, ligando uma
ponta à outra. É isso mesmo. Ele deixa de ser um desenvolvedor e se torna um implementador.
O trecho a seguir toma uma afirmação do próprio livro (Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented
Software), coincidentemente já quase que prevendo um fato que ocorre nos dias de hoje:
“Um framework dita a arquitetura da sua aplicação. Ele define a arquitetura de forma geral, sua subdivisão em
classes e objetos, a responsabilidade entre eles, como os objetos colaboram. Um framework predefine esses padrões
de desenvolvimento para você. O desenvolvedor/implementador pode se concentrar em detalhes da aplicação… GoF Pág.
26.”.
A intenção do uso de um framework é sem dúvida alguma acelerar o desenvolvimento e facilitar a manutenção do sistema,
mas, por outro lado, muitos desenvolvedores acabam se tornando especialistas em determinado framework, mas
inexperientes em programar orientado a objetos em sua plenitude.
A consequência disso é que quando surge um problema que requer o mínimo de elegância na solução, acaba-se adotando
uma estratégia procedural dentro de uma aplicação que deveria ser por si só totalmente orientada a objetos.
Com base nisso, a ideia deste artigo é mostrar como identificar um problema e reconhecer o design pattern que melhor
se encaixa como solução. O primeiro tópico apresentará o design pattern Chain Of Responsibility. Esse padrão
possui um alto grau de polimorfismo, é capaz de automatizar um processo e representa muito bem o quarto princípio da
programação orientada a objetos: o Princípio da Segregação de Interfaces. Em seguida será apresentado o design
pattern Strategy. Esse padrão é capaz de impor um baixo acoplamento e representa muito bem a boa prática de
programar voltado a interface. Você notará que em nenhum dos tópicos apresentados será cogitado o uso de qualquer
framework. O objetivo disso é ensinar ao leitor como identificar um problema e mostrar alternativas elegantes para
solucioná-lo.
Chain Of Responsibility
É o primeiro na lista dos padrões comportamentais, sendo extremamente fácil de implementar e que pode ser muito útil
como solução adotada dentro de um sistema corporativo, pois impõe um alto grau de coerência ao código, força um baixo
acoplamento, utiliza muito bem recursos de polimorfismo e é capaz de automatizar um processo sem encadeamentos
desnecessários.
Esse design pattern promete acabar com o encadeamento excessivo, que é visto como uma das principais causas da
ocorrência de alto acoplamento e até mesmo criando “baixa coerência” no código por conta de encadeamentos
desnecessários e sem sentido.
O design pattern Chain Of Responsibility permite determinar quem será o objeto que irá tratar uma requisição
em tempo de execução. Dessa forma, cada objeto pode tratar ou passar a responsabilidade para o próximo, construindo
uma cadeia de responsabilidades.
O trecho a seguir toma a definição do livro Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software em
relação à intenção desse padrão: “Evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação. Encadear os objetos
receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate... GoF Pág. 212.”
Essa é a grande motivação para o uso desse pattern: acabar com as estruturas de decisão, criando uma cadeia de
objetos. A responsabilidade é passada entre eles até finalmente ser tratada por quem tiver a devida competência.
Características do Chain Of Responsibility
Em um sistema orientado a objetos, estes interagem entre si. Como já foi ressaltada ant ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.