artigo SQL Magazine 04 - MySQL com PHP: Mural de Recados completo para o seu site.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesse artigo veremos a construção de um mural de recados para uma intranet empresarial, enfatizando apenas os códigos que fazem acesso ao banco de dados. O sistema completo está disponível para download.

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.
Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

  MySQL com PHP

  Mural de Recados completo para o seu site

 

   A dupla PHP e MySQL se tornou uma das “casadinhas” mais conhecidas entre os desenvolvedores web, provavelmente por duas características: estabilidade e gratuidade.

Esse artigo não tem como objetivo explicar o funcionamento do MySQL, tampouco detalhar a linguagem PHP. Veremos a construção de um mural de recados para uma intranet empresarial, enfatizando apenas os códigos que fazem acesso ao banco de dados. O sistema completo está disponível para download.

   A idéia é simples: o usuário entra com o nome, diz para quem é o recado e digita a mensagem. Todos podem ler os recados, independente do destinatário; afinal, é assim que acontece em um mural de recados no mundo real.

   O sistema contém três telas:

 

   Página principal: lista todos os recados, contendo data de entrada, assunto, nome do autor e destinatário. Quando o usuário clica em um assunto, a página de detalhes do recado é exibida;

Página de leitura dos recados: exibe os detalhes do recado selecionado na página principal;

Inserção de recado: página com formulário para cadastro de uma nova mensagem. Acessada por um link na página principal.

 

   O sistema contém cinco arquivos PHP: três para representar as telas, um para realizar o cadastro da mensagem e um para a conexão com o banco de dados. Centralizar o código da conexão em um arquivo facilita a manutenção, pois se em algum momento a string de conexão mudar, nosso trabalho se restringirá em alterar apenas um arquivo. As telas estão reproduzidas nas figuras 1, 2 e 3.

 

   NOTA: Para maiores informações sobre o MySQL, leia a matéria de Clementino Leal na SQL Magazine 1.

   Configurando o ambiente

 

   Para rodar o mural de recados é necessário um servidor MySQL, um servidor web e o PHP. Este exemplo foi desenvolvido em uma máquina com Windows 2000 e PHPTriad, um utilitário freeware ideal para desenvolvedores iniciantes, pois instala e configura o Apache, MySQL e PHP, automaticamente.

   Criando o banco de dados

   Para criar o banco utilizei o PHPMyAdmin, um aplicativo para gerenciamento visual do MySQL, que trabalha via browser. Para conhecer alguns gerenciadores visuais para este banco, leia a matéria de Vinícius Andrade na SQL Magazine 2.

   Crie um banco de dados chamado SQLMag com a instrução:

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?