Artigo SQL Magazine 1 - SQL News

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 1.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 01. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

SQL News

 

Usando UML Com .NET

Através do Rational XDE ( eXtended Development Environment ) Professional v2002 você pode ter na IDE do Visual Studio o ambiente nescessário para analisar, implementar e documentar suas soluções baseadas no .Net FrameWork utilizando UML. Esta integração é extremamente útil para implementação de sistemas complexo utilizando C#. O XDE suporta os principais diagramas UML, possibilita a utilização de vários Design Patterns além de facilitar a implementação de Design Patterns próprios. Consulte www.rational.com para um overview do produto.

 

Application Server da Oracle oferece business intelligence incorporado

Integrado ao servidor de aplicação, o Oracle9i Application Server proporciona todo o middleware necessário para uma eficiente comunicação de dados em e-business. Com um único produto é possível executar diversas aplicações (Java, portal, integração de aplicativos, wireless e outras). Foram efetuadas customizações que otimizam o processo de configuração de backup e recovery, gerenciamento automático de backups e logs arquivados,  backups e restaurações reiniciáveis e restauração/recuperação de teste. O SQL e o PL/SQL receberam outras melhorias no Oracle9iAS. Foi adicionada depuração no lado servidor para múltiplas linguagens, permitindo que os ambientes de  desenvolvimento integrado (IDEs) depurem tanto Java quanto PL/SQL dentro da mesma estrutura. Mais informações em www.oracle.com.br.

 

Cresce a competição entre os bancos de dados da IBM, Microsoft, e Oracle

Enquanto a Microsoft fala de futuras implementações no SQL Server, a Big Blue disponibiliza a versão DB2 8.1 UDB. Nesta última versão, a IBM está tentando tornar o seu banco de dados mais fácil de ser utilizado, distribuído, e administrado. Implementações que aumentam a performance na execução de queryes e capacidades autônomas estão entre as novidades do DB2 8.1.

A Microsoft anunciou a versão 64-bit do SQL Server (Beta) e espera conquistar maior confiança dos usuários de banco de dados.

A Oracle, por sua vez, utilizou a OracleWorld User Conference em San Francisco para mostrar detalhes do seu novo banco de dados, chamado até então de 10i e previsto para lançamento em meados de 2003. Apesar do nome final do produto não estar definido, a Oracle falou oficialmente que a nova versão terá seu foco no gerenciamento, aumento da capacidade, e novo suporte para XML e Web services.

 

Computador que se conserta sozinho

A IBM está desenvolvendo sistemas que se consertam sozinhos e necessitam de menos intervenção humana. Para isso, criou a divisão Autonomic Computing, cuja meta é fazer com que os computadores sejam autônomos de maneira semelhante ao comportamento do sistema nervoso humano, que permite adaptar-se às mudanças à sua volta, a defender-se de ataques externos e a recuperar-se de falhas internas. As capacidades autônomas estarão incluídas inclusive no banco de dados DB2. A idéia é permitir que os computadores dêem conselhos sobre seu melhor rendimento e, então, permitir que esses sistemas executem os conselhos sem o aval dos técnicos.

 

Oracle9i nas eleições

Mais de 185 milhões de votos foram processados no primeiro e segundo turnos das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em menos de 24 horas, os brasileiros já sabiam o resultado dos 91 milhões de votos apurados na primeira fase. Para realizar tal feito, o TSE utilizou o banco de dados Oracle9i.  O sistema, desenvolvido em parceria do TSE com a Oracle, é o mais avançado no segmento. Os dados de todos os Tribunais Regionais Eleitorais, correspondentes aos votos para deputados estaduais e federais, senadores e governadores, são totalizados e somados aos do TSE, que é responsável pela centralização e contagem dos votos para presidente da República. Esse processo permitiu a divulgação imediata dos resultados nos telões de apuração e na Internet.

 

Backups seguros e contínuos

A Storageteck, fornecedora de soluções de armazenamento de dados, está colocando no mercado as fitotecas robotizadas L20, L40 e L80, que permitem que os backups sejam feitos continuamente, 24 horas por dia. O produto foi desenvolvido para pequenas e médias empresas cujas plataformas rodam em ambientes NT, Novell, Linux ou Unix. Focados no mercado entry level, as bibliotecas de backup destinam-se a redes com necessidades de armazenamento a partir de 400 GB. Na prática, os produtos da Série L são disponíveis nas versões 2, 4 ou 8 drives, com capacidades de 110 GB a 220 GB cada.

 

IBM DB2 UDB 8.1 para Linux (Beta)

A IBM se orgulha do seu compromentimento com o Linux. Desde o seu portal Linux até a campanha 'Paz, Amor, e Linux' que foi "grafitada" nas ruas de cidades americanas no ano passado, a companhia tem deixado claro que pretende ser vista na linha de frente do desenvolvimento para este sistema. A versão 8.1 (Beta) do DB2 UDB esta disponível para download no site da "Big Blue" (www.ibm.com/db2/) e a IBM recomenda no mínimo 128Mb de memória e de 250Mb a 350Mb disponíveis em disco para instalação e utilização de um banco de dados de tamanho médio. Uma novidade está no db2setup utility, um utilitário com aparência e operação semelhante a de muitos programas para Windows. Informações adicionais e uma análise do produto estão disponíveis no endereço http://www.newarchitectmag.com/documents/s=7733/na1202m/index.html.

 

Microsoft SQL Server comemora seu 10º Aniversário

A Microsoft Corp. anunciou no dia 20 de novembro o 10º aniversário do Microsoft(R) SQL Server (TM) na Associação de Profissionais de SQL Server (PASS) em Seattle, num grande evento exclusivamente dedicado ao banco. No keynote de abertura, Gordon Mangione, vice presidente corporativo do SQL Server na Microsoft, falou do passado e das futuras implementações no SQL Server como motivos para os muitos clientes e parceiros continuarem a desenvolver utilizando a plataforma Microsoft SQL Server. Com base nas inovações do produto, Mangione anunciou a disponibilização do SQL Server 2000 (64-bit) Beta 2 e do Microsoft SQL Server 2000 Service Pack 3 (SP3) Beta 1. Ele encorajou aos desenvolvedores a utilizarem ambas as versões Beta disponíveis e reforçou o objetivo da Microsoft de desenvolver um conjunto de ferramentas que garantam um alto nível de performance, gerenciamento e escalabilidade.

 

Oracle 9i - O Manual do DBA

Autor: Kevin Loney

Editora Campus - 992 páginas.

R$ 159

Pertencente à série Oracle Press, cujos livros são guias oficiais da Oracle produzidos por especialistas da própria empresa, este livro oferece uma cobertura completa dos recursos mais recentes e as maneiras de incorporar esses recursos no gerenciamento de um banco de dados Oracle.

 

Com este livro, o leitor aprenderá a implementar as soluções administrativas de especialistas, a manter os seus importantes sistemas da Internet e de comércio eletrônico flexíveis, seguros e disponíveis - tudo com informações exclusivas autorizadas pela Oracle.

 

Este guia abrange todos os pontos importantes sobre Oracle 9i, fornecendo exemplos e técnicas reais. Alguns tópicos:

-          Arquitetura de um banco de dados;

-          Gerenciamento de banco de dados;

-          Segurança e auditoria;

-          Opções de backup e recuperação de dados;

-          Oracle net;

-          Gerenciamento de bancos de dados grandes;

-          Gerenciamento de bancos de dados distribuídos.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?