artigo SQL Magazine 11 - Editorial

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine -Edição 11.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

capnet43.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Editorial

 

A escrita de consultas SQL é sempre um bom desafio. Principalmente para aqueles que buscam desenvolvê-las de forma a exigir menos recursos dos SGBDs. Não há uma fórmula, receita de bolo ou algo parecido. É preciso conhecer profundamente a linguagem de consulta, características próprias do SGBD em questão e mais alguns detalhes técnicos. O somatório disto tudo permite a escrita de consultas melhor elaboradas. Entretanto, isto não é uma tarefa trivial. Pensando nisto, a SQL Magazine destaca nesta edição um conjunto de dicas para uma escrita mais aperfeiçoada das consultas SQL. É uma visão que certamente será novidade para muito de vocês, divirtam-se.

Também destacamos a apresentação do novo Firebird que, em sua versão 1.5, traz consigo um grande conjunto de novidades. Muitas delas lidando com solicitações de desenvolvedores ou demonstrando o caminho a ser trilhado na sua evolução. Para apresentar estas novidades, contamos com o maior especialista em Firebird no Brasil, Carlos Cantú. Neste contexto, também foi realizada uma entrevista com um dos desenvolvedores do Firebird e apresentada a construção de um tradutor de triggers entre Oracle e Firebird.

Em outro artigo bastante interessante, é apresentada a evolução do tratamento disponibilizado pelo Oracle para a consulta de dados hierárquicos. Ele traça as alterações ocorridas desde a versão 8i até a 10g utilizando exemplos para explicação das novidades adicionadas.

Contamos ainda com mais três artigos:

·         Criação de traces para acompanhamento do desempenho de um servidor SQL Server;

·         Monitoramento de SGBDs, e

·         Utilização de objetos OLE através do SQL Server.

 

Para finalizar, desejo a todos vocês uma excelente leitura e, mais uma vez, nos colocamos à sua disposição para opiniões, críticas e sugestões. Participem conosco, ajudem-nos a trazer para a revista as informações que vocês precisam.

Abraços,

 

Rodrigo Spinola

editor@sqlmagazine.com.br

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?