Artigo SQL Magazine 32 - SQL Server Management Studio Express

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conheça o Management Studio Express e como criar bancos de dados SQL Server.

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.
Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

SQL Server Management Studio Express

Conheça o Management Studio Express e como criar bancos de dados SQL Server

Herleson Paiva Pontes

Com o lançamento do SQL Server 2005 Express Edition, os estudantes e profissionais de TI passaram a ter uma solução eficiente, profissional e barata para criação e gerenciamento de bancos de dados SQL. Entretanto, para a surpresa de muitos, a distribuição Express não acompanha nenhuma IDE para manipular os bancos de dados e os seus objetos. Isto acontece pelo fato de que todas as ferramentas Visual Studio possuem a capacidade de gerenciar o SQL Server de dentro de suas IDEs.

Para que os administradores de banco de dados usassem o SQL Express, a Microsoft lançou uma ferramenta gratuita chamada SQL Server Management Studio Express. Este programa, obtido via download, vem substituir os antigos “Enterprise Manager” e “Query Analyser” do SQL Server 2000, centrando agora todo o gerenciamento do banco de dados em uma única ferramenta.

Neste artigo você conhecerá o Management Studio Express e aprenderá a criar o banco de dados de uma pequena biblioteca através dos recursos oferecidos pela ferramenta. Verá também como criar um DER, inserir views e exportar o banco de dados criado.

Download e instalação do gerenciador

Para obter o SQL Server Management Studio Express, basta efetuar o download diretamente do site da Microsoft através do link: http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/sql. Feito isso, é só efetuar a instalação do software (consultar artigo de capa da SQL Magazine 31). Depois de instalado, é criado um atalho do programa no Menu Iniciar, dentro da pasta “Microsoft SQL Server 2005”.

Acessando o SQL Server 2005 Express

Ao abrir o Management Studio Express, uma caixa de conexão com o SQL Server é carregada, como mostra a Figura 1. Nesta janela, você entrará com os dados para conexão com o SQL Express existente na sua máquina. Um detalhe a ser observado é que você pode, através do Management Studio, se conectar a um servidor SQL Server que esteja em outra máquina na rede. Basta clicar na caixa “Server name” e escolher a opção “” para efetuar a busca pelo outro servidor. No nosso exemplo, nos conectaremos à instância SQLEXPRESS existente na própria máquina (que possui o nome NOTEBOOK).

 

Figura 1. Janela de conexão do SQL Management Studio Express.

Em relação ao modo de autenticação, um alerta: caso você tenha instalado o SQL Express junto com a instalação de uma Express Tool ou do Visual Studio 2005, você não terá a senha do usuário "sa" e não conseguirá efetuar a autenticação via “SQL Server Authentication”. Você terá que utilizar a opção “Windows Authentication” para acessar o programa. No nosso exemplo, nos conectaremos usando a autenticação Windows.

Área de trabalho do Management Studio

Depois de conectado, é então apresentada a área de trabalho do Management Studio Express, como mostra a "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?