Artigo SQL Magazine 37 - Administrador de Banco de Dados (DBA) - Obrigações e Certificações – Parte I - Conhecendo o papel e tarefas de um DBA

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Esse artigo mostra quais são as obrigações e certificações necessárias para um profissional de banco de dados se tornar um DBA de sucesso. Nessa primeira parte será mostrado o papel e as tarefas de um DBA.

capaSQL12.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Administrador de Banco de Dados (DBA)

Obrigações e Certificações – Parte I

Conhecendo o papel e tarefas de um DBA

 

Veja a Segunda parte desse artigo em: Obrigações e Certificações de um DBA – Parte II - SQL Magazine 38.

O Administrador de Banco de Dados (DBA) é o profissional responsável pela instalação, administração e suporte dos SGBDs, sempre assegurando segurança, disponibilidade e eficiência à base de dados. Para que todas essas tarefas sejam corretamente cumpridas, se faz necessário um ótimo conhecimento da arquitetura da base de dados, experiência e uma formação sólida.

Nessa primeira parte serão abordados o papel e tarefas a serem desempenhadas pelo DBA. No segundo artigo da série conheceremos um pouco sobre certificações de DBA, sua importância para o mercado de trabalho, as etapas para realizar uma certificação e como se preparar para alcançá-la. Por fim, conheceremos no terceiro artigo as certificações existentes em diferentes SGBDs.

 

O papel do DBA

O DBA precisa manter um banco de dados corporativo “no ar” por todo o tempo que o sistema necessita, sem erros, com rapidez e confiabilidade. Ele precisa conhecer o banco e suas peculiaridades, pois ele é o responsável pela criação, manutenção e segurança do banco de dados da empresa. Isto inclui instalar o SGBD e o ajuste da infra-estrutura para permitir que as aplicações alcancem as bases de dados. Veja com mais detalhes a seguir algumas das atividades desempenhadas pelo DBA.

 

Tarefas do DBA

As tarefas de um administrador de banco de dados variam dependendo do tipo de trabalho, da empresa, das políticas de Tecnologia da Informação (TI) e das características técnicas e potencialidades dos SGBDs que estão sendo administrados. A seguir estão relacionadas algumas tarefas que o DBA deve desempenhar:

·         Projeto e criação do banco de dados;

·         Ajuste e monitoramento de desempenho;

·         Backup e Recuperação;

·         Segurança do banco de dados;

·         Integridade de dados;

·"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?