Artigo SQL Magazine 71 - Desafio SQL

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.

Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

A empresa ItMyBusiness continua crescendo e seus problemas relacionados ao modelo de dados também.

E Wagner Crivelini continua em sua "batalha" para "consertar" o modelo de dados garantindo a integridade de informações e performance geral do banco de dados.

Desta vez, o problema surgiu na necessidade da empresa melhorar a logística de entrega de mercadorias e envio de cobrança dos pedidos. Uma solução para definição do endereço do cliente (tanto para cobrança quanto para entrega) não estava implementada.

E é justamente este o desafio que Wagner faz a você.

Aproveite.

[lead]De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.

Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.

Em que situação o tema é útil?

Modelagem relacional. Relacionamento N:N[/lead]

Neste mês, nosso desafio é sobre uma nova questão de modelagem de dados do sistema da ItsMyBusiness, nossa boa e velha empresa fictícia.

Para quem não conhece esta coluna, recomendo que leia a Nota DevMan 1, onde apresento um resumo da história da ItsMyBusiness.

[nota]Nota DevMan 1 – Quem é a ItsMyBusiness

Nós acompanhamos nesta coluna o dia-a-dia da empresa fictícia ItsMyBusiness, que é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce.

E o site está vendendo muito! O sucesso é tanto que um projetinho despretensioso (e mal feito) de criar um mecanismo para vendas pela internet está começando a fazer água... E a empresa precisa consertar as coisas antes que os problemas fiquem mais sérios.

Uma série de correções e melhorias têm sido feitas no site da ItsMyBusiness, especialmente na base de dados, que é o que nos interessa.

Recentemente foi lançado um projeto para a empresa ter um controle melhor sobre o ciclo de vendas de cada pedido que recebe no seu site. Trata-se de um novo processo de acompanhamento do status do pedido, que vai desde o registro do pedido até o momento em que se entrega os produtos ao cliente. [/nota]

No último artigo, tratamos de incluir no nosso modelo de dados as informações da transportadora responsável pela entrega de cada produto aos clientes da empresa.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?