Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.

Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.

Em que situação o tema é útil?

Criação de procedimentos armazenados, gatilhos e agendamentos (ou stored procedures, triggers e jobs).

E voltamos para acompanhar mais um capítulo da história da empresa fictícia ItsMyBusiness (leia nota DevMan 1).

Nota DevMan 1 – Quem é a ItsMyBusiness

Nós acompanhamos nesta coluna o dia-a-dia da empresa fictícia ItsMyBusiness, que é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce.

E o site está vendendo muito! O sucesso é tanto que um projetinho despretensioso (e mal feito) de criar um mecanismo para vendas pela internet está começando a fazer água... E a empresa precisa consertar as coisas antes que os problemas fiquem mais sérios.

Uma série de correções e melhorias tem sido feitas no site da ItsMyBusiness, especialmente na base de dados, que é o que nos interessa.

Recentemente foi lançado um projeto para a empresa ter um controle melhor sobre o ciclo de vendas de cada pedido que recebe no seu site. Trata-se de um novo processo de acompanhamento do status do pedido, que vai desde o registro do pedido até o momento em que se entregam os produtos ao cliente.

A empresa está realizando um projeto para melhorar o controle sobre os pedidos recebidos, já definiu o modelo de dados e o fluxo de operação, que são exibidos nas Figuras 1 e 2.

Figura 1. Modelo de dados simplificado da empresa ItsMyBusiness.

Figura 2. Fluxo das operações relacionadas a um item de pedido.

A Tabela 1 mostra os códigos de status que consideramos neste fluxo e uma breve descrição de cada um.

codPedidoStatus

Descrição do status

1

pedido registrado no site

2

cartão de crédito validado

3

pedido aceito

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo