Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata este artigo?

Ao longo deste artigo, iremos discutir uma possível estratégia indicando como testes podem ser obtidos a partir dos casos de uso especificados para um problema.


Para que serve?

Diversas estratégias de teste podem ser aplicadas com diferentes propósitos. Escolhas inadequadas de estratégias de teste podem aumentar significativamente o custo desta atividade, e consequentemente o custo do projeto como um todo, e isso precisamos sempre evitar. Neste artigo, apresentaremos uma possível estratégia indicando como testes podem ser obtidos a partir dos casos de uso.


Em que situação o tema é útil?

As atividades de teste de software se apresentam como um recurso muito interessante e utilizado por empresas de desenvolvimento de software como um instrumento para se atingir a qualidade desejada do produto por meio de sua avaliação dinâmica, ou seja, através de sua execução.

Não é de hoje que sabemos que precisamos desenvolver novas aplicações sempre mantendo um alto nível de qualidade a fim de garantir a sua confiabilidade por parte daqueles quem irão utilizar tal software no seu dia-a-dia. Nesse contexto, as atividades de teste de software se apresentam como um recurso muito interessante e utilizado por empresas de desenvolvimento de software como um instrumento para se atingir a qualidade desejada do produto por meio de sua avaliação dinâmica, ou seja, através de sua execução.

Diversas estratégias de teste podem ser aplicadas com diferentes propósitos. Escolhas inadequadas de estratégias de teste podem aumentar significativamente o custo desta atividade, e consequentemente o custo do projeto como um todo, e isso precisamos sempre evitar.

Ao longo deste artigo, iremos discutir uma possível estratégia indicando como testes podem ser obtidos a partir dos casos de uso especificados para um problema. Casos de uso tentam expressar os cenários existentes na aplicação a ser desenvolvida. Para representação destes cenários iremos combinar os diagramas de Casos de Uso da UML (www.uml.org) aliada a uma descrição do que cada caso de uso deve fazer. Entendemos que podem existir diferentes estratégias para isso, então iremos apresentar apenas uma possibilidade que pode ser facilmente aplicada para o teste de formulários de cadastro, normalmente existentes em sistemas de informação.

Estratégias de Teste de Software

Durante o desenvolvimento de um software, diversas estratégias para teste podem ser aplicadas, como técnicas baseadas em implementação, em especificação ou em modelos.

Cada estratégia apresentada possui sua aplicabilidade, vantagens e desvantagens. Não é propósito deste artigo discutir qual seria a estratégia mais adequada. Ao longo deste artigo iremos adotar uma estratégia de geração de testes baseada em especificação, representada pelos casos de uso de um sistema. Assim, partiremos desta informação para a geração de casos e procedimentos (roteiros) de teste, definidos como:

Caso de Teste. Descreve uma condição particular a ser testada e é composto por valores de entrada, restrições para a sua execução e um resultado ou comportamento esperado.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo