Certificação Profissional

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja neste artigo um pouco sobre Certificação Profissional.

 

Neste artigo vamos falar um pouco sobre Certificação Profissional.

 

Muito se tem falado sobre os programas de certificação profissional, sobre sua validade e utilidade em termos de mercado.

 

Podemos identificar dois posicionamentos em relação à certificação: de um lado, há muita expectativa por parte dos candidatos à certificação, se ela irá lhes garantir uma posição no mercado, ou o sucesso profissional. E por outro lado fica o mercado, na espectativa de que estes profissionais certificados venham atender a sua necessidade, que não é só por certificação, mas por conhecimento, habilidade, capacidade e diferenciais.

 

O mercado conhece os profissionais e sabe exatamente do que precisa, qual o perfil ideal.

Já os profissionais nem sempre sabem do que o mercado precisa (e muitas vezes exige), e isso faz com que o mercado siga sem que leve consigo alguns profissionais.

 

É necessário que o profissional conheça o mercado, entenda suas necessidades e exigências, e faça ou tenha algo mais a apresentar: um diferencial.

 

Não vou ousar falar em bom e mau profissional, mas em profissional aceito e não aceito pelo mercado.

 

Podemos analisar o mercado como uma mulher experiente, vivida e exigente, que está em busca do seu parceiro ideal.

 

Não basta que os seus pretendentes tenham bom caráter, conhecimento, habilidades, posses, etc. Isso pode não ser suficiente para agradar e conquistar a esta mulher. Como ela é exigente, sempre vai estar esperando alguém que traga um diferencial em relação aos demais, pois sabe que muitos têm os requisitos básicos e fundamentais, mas precisa de um algo a mais para selecionar um deles para ser o seu companheiro.

 

Se um pretendente possuir todos estes requisitos, pode até conquistá-la, mas no momento em que ela perceber que não há nenhum diferencial, que ele é o trivial, a relação estará comprometida e o companheiro poderá ser dispensado assim que aparecer alguém com algo a mais.

 

Com o mercado funciona exatamente assim. O mercado é exigente, experiente e está em busca do diferencial, que é algo a mais em relação aos demais candidatos.

 

Com isso podemos entender que somente conhecimento, habilidade e capacidade não são suficientes para garantir o sucesso profissional.

 

O diferencial é essencial.

 

Este diferencial pode ser uma certificação, especialização, comprometimento, comportamento (inovador, empreendedor, etc).

 

O mercado sabe que a certificação pode significar conhecimentos básicos e essenciais, colocados à prova nos testes de certificação, ou então confirmação de experiência e conhecimentos mais sólidos, no caso de profissionais que já atuam há tempo no mercado mas que buscam o diferencial da certificação.

 

Bem, esta é a realidade do mercado. Portanto, se alguém esperar que a certificação por si só possa lhe garantir um lugar no mercado, pode estar se enganando, mas não engana ao mercado.

 

Também não dá para se apoiar pura e simplesmente na experiência, conhecimento, habilidade e capacidade, desprezando a certificação, pois possuir tudo isso já esperado pelo mercado, que está em busca de diferenciais.

 

Esta foi uma introdução sobre as Certificações Profissionais e tenho a intenção de abordar em um próximo artigo o programa de Certificação da Oracle.

 

Espero que tenham gostado deste artigo e os aguardo nos próximos artigos.

 

 

Anderson Rodrigo Farias

DBA Oracle

Betha Sistemas LTDA

http://www.betha.com.br

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?