Neste artigo traremos cinco dicas para conseguir seu primeiro estágio e mais cinco dicas para não perde-lo.

Lembre-se que como o estagiário não tem muita experiência, o foco de um bom currículo não será nas experiências profissionais, mas sim nos estudos sobre a sua área de atuação, o que já é um grande diferencial em relação a outros candidatos. Aqui na plataforma você tem um direcionamento completo para os seus estudos com os nossos planos de carreira. Confira.

Dicas para conseguir o seu primeiro estágio

1ª dica: Montando o currículo

O seu currículo vai ser o seu primeiro contato com a empresa, então ele precisa estar apresentável para não ser descartado de cara. Acrescente informações sobre os seus estudos, incluindo aquele curso que não ofereceu certificação. Vale colocar também os estudos por conta própria, livros etc. O entrevistador quer saber o que você está estudando, vendo assim como você tem interesse naquilo.

Não coloque nada que não tenha a ver com a vaga pretendida. De que adianta dizer que você foi, por exemplo, padeiro? Nem sempre muita informação é sinônimo de qualidade.

2ª dica: LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional onde fazemos network, conhecemos melhor as empresas pretendidas, e até conhecer outras empresas. Muitas delas estão buscando candidatos para todas as formas de contratação, incluindo o estágio. Por isso considere essa rede social como o seu currículo virtual.

Para incrementá-la use os posts, por exemplo, os certificados de conclusão dos cursos aqui da plataforma. A cada curtida ou compartilhamento, mais conexões você faz.

Além disso, recomendamos que não misture sua rede profissional com sua rede particular, principalmente se lá tiverem coisas que não condizem com a imagem que quer passar.

No LinkedIn também tem as provas, onde você ganha o certificado deles comprovando que você sabe aquela determinada tecnologia. É uma ferramenta para você se destacar entre a multidão.

3ª dica: Afinidade com a vaga

Se encontrar uma vaga de PHP, mas você está estudando Java e não sabe nada de PHP, de que adianta se candidatar a vaga? A empresa poderia abrir uma nova vaga de Java, que seria a tua tecnologia, mas você já foi numa entrevista anterior que não tinha nada a ver e foi reprovado, consequentemente ficou mal visto naquela empresa.

Tome cuidado com isso: não se candidate às vagas que você não tem interesse ou que não possuem as tecnologias que está estudando.

4ª dica - Projetos e portfólios

Ter um portfólio com algum projeto é um diferencial para quem é estagiário. Como não têm ainda experiência profissional, cada projeto feito por conta própria vale a pena. Inclusive já conversamos sobre três dicas de projeto no nosso canal no Youtube.

Você pode pegar exemplos na internet, copiar outros sites, mas com o código modificado. Afinal de contas, o recrutador vai saber que um código tão elaborado não foi feito por um candidato a estágio. Ah, e não deixe de hospedar tudo no GitHub e compartilhá-lo na hora da entrevista.

5ª dica: Entreviste seu entrevistador

Para mostrar como está interessado na vaga, você tem a possiblidade de entrar em contato com aquela empresa nos diferentes canais que ela oferece. Insista, mas tenha o bom senso de não ficar mandando mensagem o dia todo.

Ao ser chamado para a entrevista converse com uma pessoa da empresa - não fique só em respostas monossílabas. O entrevistador quer te conhecer, e sabemos que é normal o profissional de TI ser meio introvertido. Por isso mostre o que você sabe, apresente o seu portfólio. Com projetos bem escritos não tem como não ganhar a vaga.

Dicas para manter-se no estágio

Já que conseguiu a tão sonhada vaga de estágio, veremos as cinco dicas para manter-se como estagiário.

1ª dica: continue estudando

Não é porque você conseguiu que o interesse pode diminuir. Continue se mostrando interessado, participativo, ativo. Veja as necessidades da empresa e comece a estudar para atendê-las cada vez mais. Se possível, fique além de seu horário para se dedicar aos estudos, que com certeza a empresa vai te ver com bons olhos.

2ª dica: Comportamento no ambiente de trabalho

Outro fator muito importante para não perder a oportunidade é o se comportamento dentro da empresa. Evite certos tipos de brincadeiras, pois estão te olhando como profissional.

Claro que não pode deixar de se entrosar com a galera, fazer o network, mas não copie os hábitos deles: a empresa já sabe como eles trabalham, mas eles ainda estão te avaliando.

3ª dica: Pontualidade

Pontualidade é crucial: se você começa a estagiar as 9h, chegue meia hora antes. Assim quando o resto da equipe chegar, você já estará disponível.

Lembre-se que por conta da carga horária reduzida, você acaba saindo mais cedo que o resto da empresa. Aproveite para ouvir os programadores que estão há mais tempo na empresa e podem te orientar com a sua produção e escrita do código. Seja humilde em ouvir quem tem mais experiência. Até porque se o cara te orientar mal, ele vai se prejudicar, pois adivinha quem terá que corrigir o teu serviço?

4ª dica: Continue estudando

A tecnologia escolhida continua avançando e por isso você precisa continuar estudando – sempre. É uma característica da carreira de programador: vai morrer estudando!

5ª dica: Tenha iniciativa

A sua meta diária está cumprida e não tem mais nada a fazer? Com certeza você não pode ficar à toa, Procure o seu responsável e veja o que tem para fazer: mostre interesse em ajudar a empresa.

Imagina o seu supervisor passando atrás de você depois que você cumpriu a meta: ele não vai querer saber do seu trabalho, mas que você está ocioso.

Na programação sempre tem alguma coisa pendente para fazer, por isso, corra atrás.