Você já percebeu que quando a gente termina o ensino médio acontece um fenômeno social, onde as pessoas a nossa volta deixam de se interessar por todos os outros assuntos do mundo e a única coisa que elas querem saber é:

E aí, o que você vai fazer agora?

o que você vai fazer agora?

É muito injusto ter que decidir o que vamos fazer pro resto de nossas vidas quando mal sabemos quem somos. Pra piorar, ainda nos dizem que se demorarmos muito em tomar essa decisão já vamos ser considerados velhos e não teremos as mesmas oportunidades. :(

Essa pressão só atrapalha…

A primeira coisa a entender é que está tudo bem em não saber o que quer fazer. É totalmente normal e compreensível. Mas também é verdade que precisamos encontrar algum rumo e quanto antes fizermos isso melhor será.

Então partindo do princípio que não temos certeza do caminho seguir. O ideal é diminuir os riscos ao máximo para que essa decisão tenha menos peso e possa ser tomada com mais tranquilidade.

Diminuindo riscos

Para baixar os riscos você precisa levar em consideração três quesitos principais, que eu chamo de ATP.

Bora pro método!

A = Aplicabilidade

Não se preocupe tanto em acertar de primeira, mas sim em adquirir um conhecimento que possa ser útil em outras áreas caso você mude de opinião no meio do percurso.

Sabemos que todo conhecimento é válido, mas alguns conhecimentos são mais aplicáveis do que outros. Por isso tente escolher uma matéria que, mesmo que você decida não seguir por ela, os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados na sua vida pessoal e profissional. Isso vai facilitar a decisão.

T = Tempo

Leve em consideração o tempo de formação. Nesse momento de dúvidas é melhor evitar os cursos muito longos. Optar por um curso com mais de três anos de duração, quando não temos certeza do que queremos, aumenta muito a chance de desistência. Cursos longos são difíceis até mesmo para quem está muito determinado.

Busque fazer cursos livres com menos de 6 meses ou formações com menos de dois anos. Isso vai facilitar a meta.

C = Custo

Outro fator que você precisa levar em consideração é o custo da formação. Se você não tem certeza se vai servir ou não, não faz sentido pagar caro. Busque um curso com um bom custo/benefício.

Fique de olho nos contratos, contrair uma dívida no início da sua vida profissional pode comprometer muito sua saúde financeira por um longo prazo.

Por todas essas razões gostamos tanto de programação. Ela entrega esses três quesitos e ainda te oferece uma carreira com boa remuneração, qualidade de vida e muitas possibilidades de adaptação.

Por isso gostamos de programação

Afinal, vivemos em um mundo cercado de tecnologia. Tudo à nossa volta são sistemas. Quando você entende como os sistemas se comportam e aprende a criar seus próprios sistemas você obviamente vai poder usar esse conhecimento a seu favor, seja onde você for e qual carreira decidir seguir!

Além disso, em um ano de estudo você já vai estar programando e o custo/benefício a DevMedia garante pra você.

#ficaadica

Grande abraço e até a próxima semana!