Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
post favorito     comentários

Criando e Registrando BD Firebird 1.5 no IBExpert

Neste breve artigo veremos como implementar a criação e o registro de uma base de dados Firebird 1.5 utilizando o IBExpert. O IBExpert é um ferramenta que possibilita o gerenciamento de bases de dados de Interbase e Firebird em diversas versões. O primeiro passo efetuar o download do IBExpert (versão trial), podemos fazê-lo no endereço: http://www.ibexpert.com/download/setup_trial.exe

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Neste breve artigo veremos como implementar a criação e o registro de uma base de dados Firebird 1.5 utilizando o IBExpert.
   O IBExpert é um ferramenta que possibilita  o gerenciamento de bases de dados de Interbase e Firebird em diversas versões.
   O primeiro passo efetuar o download do IBExpert (versão trial), podemos fazê-lo no endereço: http://www.ibexpert.com/download/setup_trial.exe


Concluído o download devemos então iniciar a instalação do software, que na verdade segue todo um padrão de confirmações as quais não abstrairemos nesse artigo. Finalizada a instalação podemos então começar a tratar realmente de nosso artigo, ou seja, vamos implementar nossa base de dados.

 

Iniciemos então o IBExpert através do caminho:

 

Iniciar | Todos os Programas | HK-Software | IBExpert | IBExpert

 iniciarIBEXp.JPG

Caminho para iniciar o IBExpert

 

Iniciado o Aplicativo, você notará que sua interface é bastante simplificada compondo-se apenas da Barra de Ferramentas e do DB Explorer.

ibexplogo.JPG
Tela de Inicialização

 

barraferramentas.JPG

Barra de Ferramentas

 

Passada essa breve apresentação vamos meter a mão na massa...

 

Para criarmos um nova base de dados devemos acionar a opção Create Database do Menu Database. Feito isso a janela para a criação da nova base será exibida, cabendo-nos preenchê-la:

createbd.JPG

Janela Create Database

 

Comentaremos agora cada um dos campos desta janela:

 

Server à determina o tipo de servidor, se Remoto ou Local. Selecionando a opção remoto podemos optar pela criação em outras máquina de uma rede.

 

Server Name à Caso tenha optado por Remoto no campo anterior, você deve informar aqui o nome ou IP da máquina a ser adotada como “servidor” da base de dados.


Protocol
à Indica o protocolo usado para efetuar a comunicação com o servidor.

Selecionando a Opção de Servidor local os campos Server Name e Protocol são desabilitados.

 

Database à Neste campo, devemos informar o caminho de nossa base de dados seguido do nome da base de dados acrescido de sua extensão.

Ex.: C:\ARTIGO.FDB.

 

Client Library Name à aqui devemos informa a biblioteca (.dll) do banco, no nosso caso usaremos a do Firebird com o caminho indicado conforme a figura. (C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll)

Os outros campos são o par Usuário/Senha do Firebird (SYSDBA/masterkey), tamanho da página do arquivo e o Charset (optamos aqui pelo WIN1252), o Dialeto SQL escolhido foi o 3 e deixamos habilitado a opção para registrar a base de dados após sua criação.

 

   Clicamos então em OK para finalizarmos aqui a criação e damos início então ao processo de Registro. Segue a tela:

 Registration.JPG

Tela de Registro de base de dados

 

Deve-se atentar para os campos destacados:

 

Server Version à Deve-se informa a versão do banco de dados a ser criado, nosso caso utilizaremos o Firebird 1.5.

 

Database Alias à É o apelido a ser referenciado o nosso arquivo (BD) no DBExplorer.

Através do botão Test Connect podemos efetuar o teste em nossa conexão com o banco.

 

Clicando em Register finalizamos o processo de registro de nossa base de dados. Logo em seguida o nosso Alias (ARTIGO) passa a constar no DBExplorer, dando um duplo clique nele abrimos a conexão com o banco, a partir daí podemos criar tabelas, procedures, etc. de nossa base de dados.

registrado.JPG 

Arquivo registrado e conexão Ativa

 

Finalizamos assim nossa matéria sobre a criação e o registro de uma base de dados Firebir 1.5 utilizando o IBExpert. 

 

 

 



Landerson é Analista de Sistemas formado pela UNESA - Nova Friburgo desenvolve em Delphi desde a versão 5. Foi instrutor de Informática Básica da FAETEC em Itaocara-RJ, Tutor do Pré-Vestibular Social do CEDERJ-CECIERJ em Itaocara [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts