No artigo anterior nos criamos a pasta de repositório e criamos também uma pasta onde nos vamos trabalhar os códigos. Neste artigo vou demonstrar como adicionarmos os projetos criados em nosso micro neste repositório, para que o mesmo fique disponível para todos os outros que porventura venham precisar acessar este projeto.
Primeiramente vamos entender os ícones exibidos pelo tortoiseSVN.

Quando a pasta local é apresentada desta forma indicada acima, o tortoiseSVN esta indicando a pasta esta atualizada.
Quando exibido da forma acima, indica que a pasta do repositório esta com arquivos mais recentes do que a da pasta de trabalho.
O ícone ficará desta forma, quando o arquivo local da pasta de trabalho, estiver marcado para ser enviar para o repositório.
Indica que o arquivo esta em conflito.

Sabendo disso, agora vamos adicionar um projeto criado ou criar um novo projeto para enviarmos para o repositório. Neste exemplo vou criar um pequeno projeto em delphi apenas para ter os arquivos que iremos usar.
Depois de adicionado os arquivos na pasta, os mesmos ainda não foram para o repositório e não farão diferença alguma nos respectivos ícones. Então agora vamos selecionar todos que desejamos enviar para o repositório e clicar com o botão direito do mouse sobre eles e na sequencia selecionamos a opção “TortoiseSVN->Adicionar”.
Observe que ao clicar nesta opção, nos ícones selecionados irá aparecer o sinal de positivo em azul, indicando que na próxima vez que submetermos a atualização, estes irão para o repositório. E é o que faremos na sequencia.
Retroceda na raiz da pasta, onde foram adicionados os arquivos do projeto “D:\programa”, e selecione a clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta “Meus_Codigos”, a opção “SVN Submeter”.
Será exibida a seguinte janela, indicando as alterações que estão pendentes.
Confirmado todas as alterações, basta clicar em ok e aguardar o termino do processamento.
Com isso concluímos o envio do projeto para o repositório e o mesmo estará disponível para todos os outros que necessitarem acessar o mesmo e que possuírem o acesso. E todas as atualizações que forem disponibilizadas por você, bastará realizar a atualização através do próprio tortoiseSVN, que estas ficarão a disposição de todos.
Devo apenas reforçar que toda e qualquer alteração nos arquivo, inclusive uma possível renomeação do mesmo, deverá ser realizada através do TortoiseSVN, evitando assim problemas.
Na próxima parte do artigo, vamos conhecer com maiores detalhes, as opções disponibilizadas pelo aplicativo para realização de diferentes tarefas.