O projeto está inativo

URLs amigáveis no Apache e no IIS

Neste exemplo você aprenderá a configurar URLs amigáveis nos servidores Apache e IIS. Para isso modificaremos seus respectivos arquivos de configuração: .htaccess e Web.config. Confira!

Abrir Menu Download Marcar como favorito 7 0 Anotar Tire suas dúvidas

1 - Apresentação do projeto

Neste exemplo veremos como configurar URLs amigáveis nos servidores Apache e IIS. Essas URLs são mais fáceis para o usuário ler e entender, pois reduzem o uso da Query String e simplificam a passagem de parâmetros.

Um exemplo de URL amigável é o http:///produtos/informatica que é mais legível que o caminho original: http:///produtos/listar-produtos.php?nomecategoria=informatica

Para que isso seja possível precisaremos criar os arquivos .htaccess (para o Apache) e web.config (para o IIS), cuja estrutura veremos em detalhes ao longo dos próximos vídeos.

Sugestão de conteúdo

Se você utiliza o padrão MVC em suas aplicações certamente deve possuir vários controllers, cada um com várias funções que são acessadas pela URL. Esse é um cenário interessante para aplicação de URLs amigáveis. Nos cursos abaixo você verá como aplicar o MVC em PHP:

Ficou com alguma dúvida?