Ferramentas Gráficas para Modelagem de Dados e Administração do MySQL

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (2)

Veja neste artigo algumas ferramentas gráficas para modelagem de dados e administração do MySQL.

Este artigo tem como objetivo principal introduzir algumas ferramentas gráficas para a manipulação do banco de dados MySQL. Basicamente apresentarei uma ferramenta para modelagem de dados, Modelo Entidade-Relacionamento (MER), e uma ferramenta para a realização de tarefas administrativas. Os procedimentos de instalação destas ferramentas não serão descritos aqui, uma vez que estes podem ser encontrados na página de download dos produtos.

A ferramenta de modelagem de dados no MySQL, DBDesigner 4, foi desenvolvida e otimizada para a utilização com este banco de dados provendo aos seus usuários uma forma simples e centralizada para a definição dos seus modelos de dados. O DBDesigner 4 pode ser obtido a partir do endereço www.fabforce.net/dbdesigner4/, sendo que o mesmo está disponível para o Microsoft Windows e Linux.

A vantagem desta ferramenta para os usuários do MySQL é que ela apresenta todos os recursos compatíveis com o MySQL, tais como os tipos de dados. Ela permite ainda a escolha do tipo de tabela a ser utilizada (InnoDB, MyISAM, dentre outros), e a definição de outros incrementos para a criação de tabelas. Também é possível definir os relacionamentos entre tabelas e construir as restrições (constraints) associadas a cada relacionamento, sendo criadas automaticamente as chaves estrangeiras nas tabelas relacionadas.

Outros recursos importantes do DBDesigner são a engenharia reversa e sincronização do modelo com a base de dados. Assim, torna-se fácil a manutenção do seu esquema de banco de dados com o MER definido no DBDesigner 4. Além disto, é possível elaborar consultas SQL de forma gráfica a partir da utilização do "Query Mode". Esta ferramenta permite a leitura de MERs criados a partir do ERWin, e armazena os seus modelos em formato XML.

Para a administração do MySQL, utilizamos a ferramenta MySQL Administrator que é um console visual de administração, que permite controlar de forma simplificada o seu ambiente MySQL, e obter informações importantes acerca de como o seu banco de dados está operando. O MySQL Administrator permite integrar a administração e manutenção do banco de dados em uma única ferramenta que apresenta uma interface extremamente intuitiva e amigável. Este produto pode ser obtido a partir do endereço
www.mysql.com/products/administrator/, onde você terá acesso também a algumas telas de demonstração. Inicialmente o MySQL Administrator está disponível para Microsoft Windows e Linux, sendo compatível com o MySQL 4.0 ou versões mais novas.

O MySQL Administrator permite ao administrador do banco de dados (DBA) executar tarefas como a configuração de parâmentros do servidor, administração dos usuários do sistema, monitoramento de medidas de desempenho do servidor (tais como a utilização de memória), percentual de acerto em caches, dentre outros. Além disto, é possível fazer o controle e administração da replicação de dados, rotinas de backup e restauração de dados onde você especifica o esquema de banco de dados a ser manipulado, bem como visualizar arquivos de logs e status do servidor. Também é possível visualizar todos os esquemas de bancos de dados existentes, bem como as tabelas e suas estruturas de campos e índices.

O MySQL Administrator também disponibiliza para o DBA uma interface de configuração dos parâmetros relativos ao InnoDB, que é o tipo de tabela transacional do MySQL (veremos os tipos de tabelas em breve). Por exemplo, é possível definir a partir desta ferramenta os arquivos que compõem o tablespace e logs de transação do InnoDB, apontando os seus tamanhos e localização dentro do sistema de arquivos.

Além desta ferramenta para a administração, foi anunciado na MySQL Users Conference em abril/2004, o MySQL Query Browser que tem como objetivo fornecer aos usuários do banco de dados mecanismos simplificados e visuais para uma fácil construção de consultas SQL. Esta ferramenta possui recursos avançados de edição de comandos SQL, e estará disponível para download no site www.mysql.com, dentro de algumas semanas. Com isto, a ferramenta gráfica disponível atualmente para o MySQL, o MySQLCC, será substituída completamente por estes dois novos aplicativos.

Espero que apreciem estas ferramentas.

Abraços e até a próxima!

Eber M. Duarte

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?