Teste de select

25/10/2014

0

Estou procurando algo para testar e ao mesmo tempo simular a quantidade de select´s feito no banco, existe algum comando que simule isso, como se fosse um teste de stress?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

15/11/2014

Soeuseijothaz

Atrasada!!! Jothaz, conhece algum teste?


Nos projetos em que trabalhei, apesar de criar a modelagem, sempre tinha uma área de dados que realizava o QA.
Normalmente é gerado um documento com as principais características do bd independente da metodologia usada, neste documento são estimados as seguintes informações: especifícação do servidor, qual banco de dados será usado (sql, oracle etc), qtde de tabelas, tamanho máximo das colunas, tamanho em bytes, número de acesso concorrentes, previsão do tamanho e crescimento do bd, índices criados, usabilidade (intranet/internet), horário de uso normal e pico entre outros.
Então munidos destes subsídios os testes são por eles. Dai retornava os ajustes no modelo ou em tabelas específicas, tipo: criação de índices e etc.

Algumas empresas usam técnicas de tuning que levam outros parâmetros em consideração.
https://www.devmedia.com.br/tuning-de-sql-em-bancos-de-dados-oracle-revista-sql-magazine-97/23810

Então nunca tive de me preocupar com estes testes. Normalmente me preocupava com testes na aplicação e nos ajustes propostos no modelo.
Responder

15/11/2014

Mariana Carvalho

O Tuning é espeficamente um teste de stress? me desculpa já li sobre tuning mas não lembro bem.
Responder

15/11/2014

Soeuseijothaz

O Tuning é espeficamente um teste de stress? me desculpa já li sobre tuning mas não lembro bem.


Seria mais para analisar performance e segurança.
Leva em consideração: arquitetura da aplicação, hardware, rede e etc.

Em algumas empresas é analisado em conjunto com o teste do stress.

Para isto devem ser gerados vários artefatos descrendo as minucias do projeto com disse acima.
Responder

15/11/2014

Mariana Carvalho

Ele engloba tudo, toda uma perfomance.
Responder

15/11/2014

Soeuseijothaz

Ele engloba tudo, toda uma perfomance.


Não sei se entendi a pergunta!

Seria assim:

Stress vai avaliar o funcionamento interno do banco de dados: a modelagem , índeces, instruçoes, quantidade de acessos concorrentes e etc.

O Tuning aborda questões externas: hardware, rede, arquitetura da aplicação.

Tudo subsidiado por artefatos gerados pela equipe.

Vale ressaltar que isto geralmente é usado/exigido por empresas de grande porte com uma metodologia madura e definida, seja estruturada (acho que ninguém mais usa) ou orientada a objetos (RUP).

Somente o teste de stress já ajuda e muito.
Responder

15/11/2014

Mariana Carvalho

entendi errado, o que utilizar para o teste de stress?
Responder

15/11/2014

Soeuseijothaz

entendi errado, o que utilizar para o teste de stress?


Vai vai usar ferramentas extgernas ou SQLCMD?
Responder

15/11/2014

Mariana Carvalho

Eu queria tivesse no proprio Management Studio, não tem?
Responder

15/11/2014

Soeuseijothaz

Não tem como. Você vai usá-lo para criar as expressões SQL para efetuar os testes.

Para executar os teste você usa:

Ferramentas de terceiros, podem ser mais simples pois tem interface gráfica e seria só gerar a queries e rodar. no link que você postou acima tem várias sugestões e todas grátis.

SQLCMD, ferramenta de execução bacth do sql, necessita um maior conhecimento, pois deverá criar todos os script´s, inclusive para gerar conexões simultâneas e a queries para testar o stress.

Um roteiro básico seria bem grosseiro:
1-Criar queries para efetuar insert´s maciço de dados.
2-Criar queries para efetuar delete´s maciço de dados.
3-Criar queries para efetuar update´s maciço de dados.
4-Criar queries para efetuar select´s maciça de dados.
5-Rudo isso com conexões simultâneas, para verificar o stress.

Se este teste de stress esta sendo feito para algum cliente para o qual você desenvolveu, normalmente ele terá um roteiro preparado.
Responder

16/11/2014

Mariana Carvalho

Nada é tão simples quanto parece, Management parecia uma ferramenta completa., rsrs.
Responder

16/11/2014

Soeuseijothaz

Nada é tão simples quanto parece, Management parecia uma ferramenta completa., rsrs.


Tudo é muito simples depois que você sabe como fazer! kkkkk

Management é completíssima! Acredito que é uma das melhores do mercado só que o objetivo dela é outro. Não é para teste de stress.

Como nunca me dediquei ao assunto não sei lhe passar o cominho das pedras, mas vou pesquisar e achando qualquer novidade posto aqui.
Responder

16/11/2014

Soeuseijothaz

Dê uma olhada neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=406k_MykrQE

Este vídeo talvez lhe ajude a absolver melhor como proceder.

No caso o camarada esta usando um software de terceiro junto com o profile server.

Veja que ele cria uma chama a uma stored procedure para incluir dados no banco de dados e define o tempo de duração e quantas thread (execuções) simultâneas serão executadas.

E usa o Server Profiler para rastrear os comando.

Na tela aparece o custo de CPU e o tempo gasto por comando.

Em resumo acho que todos os software vão ser parecidos com mais ou menos funcionalidades.

Depende você qual teste fazer. Como sugeri acima acho que deve testar: insert, update, delete e select.

Espero que tenha dado uma luz.
Responder

17/11/2014

Mariana Carvalho

Obrigada novamente jothaz!
Responder

17/11/2014

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!!

Chegando atrasado e sem conhecimento para contribuir. rsrsr

Eu iria sugerir usar o Profiler mesmo para monitorar alguma atividade no banco.

Ja utilizei para achar o que estava sendo gravado no banco e alguma variavel que aplicacao estava usando, achamos o erro na ocasiao e foi corrigido.

Neste caso ele proprio consome bastante do servidor e acaba interferindo no mesmo.

Agora vc so teria que fazer as agregacoes que foram citadas, insertes, deletes, update, etc., todos macicos.

Desculpe por nao contribuir a contento.

Abraco.
Responder

21/11/2014

Mariana Carvalho

Uma opção tambem valida Alex, mas nesse caso é para saber se está com algum problema.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar