Gestão de Dados e Metadados em discussão

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo um resumo do que vem acontecendo nas versões do CONGED - Congresso de tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul e as perspectivas para a próxima versão em 2006 na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Introdução

Este artigo apresenta um resumo do que vem acontecendo nas versões do CONGED - Congresso de tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul e as perspectivas para a próxima versão em 2006 na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Gestão de Dados e Metadados

Desde 2003, anualmente, vêm acontecendo versões do CONGED - Congresso de Tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul. Todas as suas versões tiveram por objetivo a reunião de vários segmentos da sociedade para discussão sobre tecnologias para gestão de dados e metadados, debatendo os aspectos conceituais, tecnológicos e sociais.

Os especialistas estiveram apresentando o status das tecnologias em desenvolvimento, aplicadas e dos projetos de normalização em andamento nas esferas nacional e internacional. Foi discutida a abordagem de uso da tecnologia como instrumento para cidadania, a inclusão digital como uma emergência e o uso de software livre como uma estratégia tecnológica principalmente no setor público.

Tais eventos proporcionaram a apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados por professores de renomadas instituições de ensino superior, como forma de enriquecimento e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa na área.

Como resultados aos participantes do evento, buscou-se disseminar o conhecimento do estado da arte das tecnologias de gestão de dados e metadados, abrangendo os domínios da pesquisa, aplicação, normalização e implicações sociais. E também foi promovida a compreensão das grandes tendências e oportunidades que o avanço da tecnologia, de maneira orquestrada, tem propiciado, bem como foram apresentadas as tendências futuras para a gestão dos dados, considerando-as como patrimônio a ser capitalizado como parte significativa do conhecimento corporativo e social e incentivada a reflexão sobre as oportunidades e riscos sociais proporcionados pela Tecnologia da Informação .

O evento destinou-se a Gestores de Tecnologia da Informação, Administradores de Dados e de Banco de Dados, Gerentes e Líderes de Projetos, Analistas de Sistemas e profissionais envolvidos em Planejamento de Tecnologia e projetos que envolvam tecnologias emergentes. Pesquisadores, Professores, Estudantes em Tecnologia da Informação, Filosofia, Sociologia e áreas afins, além de políticos, lideranças da comunidade e trabalhadores do serviço público com interesse nas implicações sociais da Tecnologia da Informação participaram e discutiram sobre gestão de dados e metadados.

Conclusões

Os CONGEDs vem acontecendo desde 2003 no estado do Paraná. Os dois primeiros ocorreram na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Este ano, o III CONGED foi sediado pela UNICENTRO, na cidade de Guarapuava. Além da UNICENTRO e a UEPG, a CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná e a UTP – Universidade Tuiuti do Paraná e IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social participaram dessa parceria.

Para continuar as discussões sobre os temas, está previsto o IV CONGED, que acontecerá em 2006 na UEPG. Em breve estarão sendo divulgadas as datas para submissão de artigos e os variados temas inerentes a Gestão de Dados e Metadados. Todos os leitores e colunistas da SQL Magazine estão convidados a submeterem artigos para o evento. É um dos momentos adequados para discussão e reflexão sobre Gestão de Dados e Metadados.

Leia Introdução a Metadados em:
http://www.devmedia.com.br/visualizacomponente.aspx?comp=1883

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?