Guia Linguagem SQL

Índices colunares no SQL Server 2012

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como funcionam, quais os benefícios e quais as limitações dos índices colunares no SQL Server 2012, entendendo como eles ajudam a melhorar o desempenho de consultas em data warehouses.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate.
Índices colunares no SQL Server 2012
O ColumnStore é uma nova funcionalidade apresentada no SQL Server 2012 que permite a utilização de índices colunares em tabelas de bancos de dados. Um índice colunar pode acelerar o tempo de resposta de consultas em até 100 vezes. Neste artigo veremos como funcionam, quais os benefícios e quais as limitações dos índices colunares no SQL Server 2012, entendendo como eles ajudam a melhorar o desempenho de consultas em data warehouses.

Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para atender às crescentes demandas das áreas de negócio de tornar o tempo de resposta de consultas mais eficiente e rápido, nos cenários em que trabalhamos com data warehouses de grande volume de dados.

Você está preparado para crescer? Um estudo do IDC, empresa de análises e pesquisa de mercado especializada em tecnologia da informação e situada em Massachusetts, EUA, prevê um crescimento de 44% no volume de dados gerenciados anualmente pelas empresas na próxima década, e este crescimento é inevitável em todas as áreas da indústria. Como um exemplo, podemos citar o desafio que as redes sociais trouxeram aos administradores de dados, já que se tornou comum por parte das áreas de negócio solicitar o cruzamento das informações da sua empresa com comentários postados no Twitter ou no Facebook.

Além disso, o processo de tomada de decisão faz uso de um número cada vez maior de informações históricas, sem falar no crescimento vegetativo das bases de dados. No entanto, geralmente este crescimento no volume de dados não é acompanhado de um investimento financeiro nas mesmas proporções por parte das empresas. Sendo assim, que alternativas temos para responder a este desafio?

Já sabemos que a tecnologia não evolui na mesma velocidade com a qual os dados são criados – pelo menos não o hardware. De tempos em tempos surge uma grande inovação que muda nosso mercado, como os discos de estado sólido, mais recentemente, mas esta evolução não é linear. O software, no entanto, ainda tem muita margem para inovação. Um exemplo disto é o Microsoft SQL Server, que segue uma linha de evolução no que diz respeito ao suporte a grandes volumes de dados e a escalabilidade (ler Nota DevMan 1). Com base nisso, neste artigo vamos explorar os novos índices (ler Nota Devman 2) colunares do Microsoft SQL Server 2012 e entender como eles podem ajudar os administradores de dados a superar alguns destes desafios.

Nota DevMan 1. Escalabilidade

Escalabilidade é considerada uma característica não funcional desejável na maioria dos projetos de software. Ela se refere à capacidade que um sistema possui de assimilar um aumento de carga em seu uso.

Nota DevMan 2. Índices

Índices são estruturas de dados adicionais àquelas contendo os registros de dados. Eles provêm caminhos de acesso alternativos aos registros sem afetar a disposição física dos registros no arquivo de forma que estes possam ser acessados com um melhor desempenho.

Qualquer campo do arquivo de dados poderá ser utilizado com índice e poderá existir uma variedade de índices para acelerar as pesquisas.

Entretanto, é importante ter em mente que os índices são atualizados ou mantidos a cada operação de inserção, remoção de registros ou atualização dos campos utilizados na indexação. Assim, eles devem ser utilizados levando-se em consideração a relação recuperação X manutenção para não afetar negativamente o desempenho total do sistema.

Os índices normalmente são classificados em três categorias:

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?