Trabalhar com o Microsoft Active Directory pode ser bastante complicado, difícil e confuso para uma pessoa que não esteja preparada, porém com uma pequena ajuda, que pretendo dar por esse pequeno artigo espero que, ao menos, seja o início para sua jornada e o guie no seu aprendizado, objetivando assim que você consiga administrar o seu ambiente de trabalho.

Nesse artigo você aprenderá o básico sobre o Active Directory e seus benefícios.

O que é o Active Directory?

O Active Directory é um produto oficial, registrado pela empresa Microsoft e não necessariamente integrante da instalação padrão do Sistema Operacional Windows, o que lhe permitirá adicioná-lo depois ou quando desejar.

Funcionando basicamente como um diretório de serviços, assim como o Novell Directory Services (NDS), o Active Directory é um sistema centralizado e padronizado que automatizada o gerenciamento de uma rede de usuários, distribuindo recursos e segurança. O Active Directory é desenvolvido principalmente para ambientes distribuídos de redes.

O Active Directory foi lançado para o Windows Server 2000 e melhorado para o WindowsServer 2003, tornando-se parte mais importante do sistema operacional.

No WindowsServer 2003, o Active Directory fornece uma referência única, chamada de serviço de diretório, onde recursos podem ser mapeados como objeto sem uma rede, incluindo usuários, grupos, computadores,impressoras, políticas e permissões.

Para um usuário ou um administrador, o Active Directory fornece uma visão única da hierarquia, do seu ambiente de trabalho, de forma a garantir nessa visão um modo que permite acessar e gerenciar todos os recursos da rede.

Porque implementar o uso do Active Directory?

Existem várias razões para implementar o Active Directory no seu ambiente de rede:

  • Primeiramente e acima de tudo, o Microsoft Active Directory é considerado como uma melhoria significativa na evolução dos Sistemas Operacionais que foram baseados na estrutura do Windows NT Server, que serviu durante algum tempo como um padrão de servidores de rede.
  • O Active Directory centraliza o mecanismo de administração sobre a rede. Isso prevê também a tolerância a falhas e redundância quando dois ou mais controladores de domínio são implantados dentro de um domínio.
  • O Active Directory gerencia automaticamente as comunicações entre os controladores de domínio para garantir que a rede continue a ser viável e confiável.
  • Os usuários podem acessar todos os recursos na rede selecionada, das quais cada um com seu nível de acesso é claro. Todos os recursos da rede são protegidos por um robusto mecanismo sistematizado de segurança que verifica a identidade dos usuários e seus privilégios a cada acesso.

Mesmo com melhorias na segurança do Active Directory e controle sobre a rede,a maioria de suas características são invisíveis para os usuários finais e, portanto,a migração de usuários de uma rede do Active Directory vai exigir um pouco mais de treinamento específico, justamente por se tratar de um trabalho que necessita de muita responsabilidade.

O Active Directory oferece um meio fácil de conceder e/ou remover privilégios de domínio e servidores da rede .

Além disso, os sistemas podem ser gerenciados e protegidos por meio de políticas de grupo o que facilita bastante também.

Talvez o mais importante, entre todas essas características mencionadas é que o Active Directory é capaz de gerir milhões de objetos dentro de um único domínio.