Introdução ao Sql   Parte X - Where


Filtrando Linhas

Para filtrar linhas em uma pesquisa, utilizamos a cláusula WHERE. Aqui, definimos uma expressão lógica que será avaliada e mostrará apenas as linhas que atenderem ao critério estabelecido. Sintaxe:

SELECT COLUNA, COLUNA FROM TABELA

WHERE CONDIÇÃO

 

                Devemos saber exatamente como construir condições que satisfaçam às nossas necessidades de busca para atingir nossos objetivos. Sempre que a condição especificada for verdadeira, a linha será mostrada. Por outro lado, sempre que a condição testada na linha for falsa, então a linha não será mostrada. Há diversos formas e técnicas para fazer isso. Vamos estudá-las.

Operadores Relacionais

                Eles definem um tipo de condição básica. Podemos testar igualdade, diferença, maior, menor, maior ou igual e menor ou igual. Deve-se colocar o operador entre os argumentos que estão sendo comparados. Veja uma lista de operadores relacionais, seu significado e exemplo de utilização.

Operador

Significado

Exemplo

=

Igual

Codigo = 2

< 

Menor que

Preco < 10

<=

Menor ou igual a

Preco <= 10

> 

Maior que

Preco > 10

>=

Maior ou igual a

Preco >= 10

<> 

Diferente

Codigo <> 2

 

                Dessa forma, se quisermos pesquisar apenas os produtos com preço superior a 10, devemos utilizar o seguinte comando:

SELECT CODIGO, PRODUTO, PRECO FROM TABELA

WHERE PRECO > 10;

                Da mesma forma que podemos comparar uma coluna com um valor, podemos comparar uma coluna com a outra. O funcionamento é exatamente igual. Note que será comparado o valor da coluna de uma linha com o valor da outra coluna na mesma linha. Fazer comparações com conteúdos de linhas diferentes é possível.

                Sempre que fazemos esse tipo de comparação, devemos obedecer ao tipo de dado que estamos comparando. Se estão sendo comparados valores numéricos, não devemos colocar qualquer símbolo separador como cifrão ou vírgula, tampouco letras. O ponto decimal, contudo, deve ser especificado.

                Comparações entre alfanuméricos devem estar entre apóstrofos e normalmente são sensíveis a letras maiúsculos e minúsculas. Assim, Jose Gustavo é diferente de JOSE GUSTAVO. Colunas do tipo data devem seguir as regras do banco dedos, via conversão de tipo de dados ou utilizando apóstrofos.

                Fico por aqui, no próximo artigo estarei descrevendo sobre Operadores Lógicos, até lá!