Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta uma discussão e sugestões de melhorias de usabilidade e de elementos da interface do Management Studio, a ferramenta mais utilizada por quem trabalha com o SQL Server.

O artigo é útil para quem deseja saber mais sobre a história da evolução da ferramenta e também conhecer os argumentos a favor das melhorias de usabilidade, incluindo a possibilidade de organização, produtividade e redução de erros.

As melhorias apresentadas têm o objetivo de solucionar ou amenizar problemas encontrados por quem trabalha frequentemente com o Management Studio.

O Management Studio é a principal ferramenta para consulta de dados armazenados no SQL Server. Ela é capaz de mostrar informações sobre o estado do servidor, os bancos de dados, objetos, processos, instâncias, logs e outros elementos gerais do SGBD.

Contudo, seu principal uso ainda é a edição de scripts que contêm instruções SQL e código Transact-SQL, o dialeto do padrão SQL utilizado pelo SQL Server.

Praticamente todo o profissional que trabalha com SQL Server já teve alguma experiência com esta ferramenta e não é raro encontrar pessoas que trabalham oito horas por dia olhando diretamente para a interface do Management Studio.

Muitos DBA, analistas e programadores já estão tão acostumados com a ferramenta que, muitas vezes, não conseguem perceber certos problemas relacionados à usabilidade e apresentação de informações.

Com base neste cenário, este artigo vai apresentar algumas sugestões de melhorias na interface do Management Studio. Serão discutidos aspectos relacionados à organização de elementos, apresentação de informações e modificações que podem facilitar muito a vida de quem trabalha diariamente com o Management Studio versão 2014.

Apesar das sugestões representarem um esforço para melhorar a usabilidade, elas dependem de modificações no código fonte do Management Studio, algo que só pode ser realizado pelo time de engenheiros do produto que trabalha para a Microsoft.

De qualquer maneira, imaginar como a ferramenta pode ser melhorada representa um esforço no sentido de não mais apenas utilizar um produto cegamente, mas sim pensar de forma criteriosa em como ele pode ser aprimorado do ponto de vista da usabilidade.

Histórico do Management Studio

O Management Studio é uma ferramenta que surgiu a partir da evolução do SQL Server e do Visual Studio, o IDE para desenvolvimento na plataforma .NET.

Para compreender como o Management Studio possui a forma atual (versão 2014), é interessante analisar o contexto histórico e notar quais foram seus predecessores lançados junto com as versões antigas do SQL Server.

A Figura 1 mostra todas as interfaces das versões antigas do Management Studio: o iSQL/W (SQL Server 6.5), o Query Analyzer (SQL Server 7 e 2000) e o Management Studio (SQL Server 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014).


abrir imagem em nova janela

Figura 1. Versões das interfaces das ferramentas de consulta do SQL Server.

A ferramenta iSQL/W foi apresentada na versão 6.5 do SQL Server e representou um grande avanço, uma vez que esta foi a versão que marcou a separação entre o SQL Server e o Sybase.

O iSQL/W introduziu a possibilidade de observar o resultado de consultas por meio de abas separadas. Apesar das melhorias, ele foi uma versão da ferramenta de console isql.exe com interface gráfica simples.

No SQL Server 7.0 a ferramenta de consulta recebeu o nome de Query Analyzer e sua interface foi muito influenciada pelo sistema operacional Windows 95.

A interface do Query Analyzer do SQL Server 7.0 introduziu a separação de elementos da sintaxe por cores e a visualização gráfica do plano de execução.

Nesta versão o resultado da consulta passou a ser exibido na parte de baixo da janela, ao invés de separado em uma aba própria.

Já a versão 2000 do Query Analyzer recebeu muitas mudanças e houve uma integração melhor com recursos da ferramenta Enterprise Manager como, por exemplo, a janela Object Explorer, geralmente colocada do lado esquerdo da interface. Além de mudanças pequenas na interface com elementos do Windows 2000, foi nesta versão que surgiram os templates de scripts.

A tão aguardada versão 2005 do SQL Server foi a primeira a se integrar com o Visual Studio, que foi a nova IDE fornecida pela Microsoft para o desenvolvimento na plataforma .NET.

Nesta versão o Management Studio fundiu o Query Analyzer com o Enterprise Manager e desde então muitos desenvolvedore ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo