Por que eu devo ler este artigo:Por ter sido concebido inicialmente para o controle de pequenos times auto gerenciáveis (usualmente com o limite de doze pessoas), o uso do Scrum pode ser questionado para projetos com número elevado de participantes, equipes multidisciplinares ou times distribuídos geograficamente.

Porém, estas restrições podem ser facilmente atendidas com o uso de uma técnica denominada Scrum of Scrums.

Este artigo apresenta características do framework ágil Scrum, destacando como o mesmo pode auxiliar o controle de projetos com a participação de membros distribuídos geograficamente, listando também algumas ferramentas de apoio a esta configuração do framework.

A interconectividade proporcionada pela internet através de dispositivos tecnológicos cada vez mais modernos reduziu (e em alguns casos praticamente eliminou) as barreiras físicas para a comunicação e interação entre as pessoas, criando uma nova forma de relacionamento e ampliando muito as possibilidades de solução de problemas e criação de produtos.

Em se tratando do desenvolvimento de software, é cada vez mais comum haver projetos envolvendo pessoas de diferentes áreas, em diferentes escritórios e, até mesmo, em países diferentes comunicando-se com idiomas diversos. Essa integração possibilita o compartilhamento de recursos em prol de soluções mais efetivas e ágeis.

Há alguns anos atrás, quando a internet não era tão difundida e veloz e os mercados eram mais fechados, o controle de projetos desse tipo tinha complexidade elevada porque requisitava grande esforço de comunicação e sincronização.

Muitas vezes, projetos com membros dispersos tornavam-se inviáveis por estes motivos.

O framework ágil para gerenciamento de projetos Scrum, aliado a ferramentas de controle e comunicação baseadas na internet, pode ser facilmente adaptado para o controle de projetos com equipes distribuídas geograficamente.

Além disso, o Scrum possui características que tendem a facilitar a gerência de projetos deste tipo.

Este artigo tem o propósito de explorar os conceitos do Scrum alinhando-os às características de projetos com equipes divergentes ou dispersas geograficamente, apontando ferramentas de apoio a essa função.

Scrum

Derivado do Manifesto Ágil, o framework Scrum tem o propósito de apoiar o gerenciamento de projetos de forma ágil, provendo aos clientes uma resposta mais rápida e efetiva e proporcionando à equipe do projeto uma forma mais dinâmica de trabalho, através de ciclos iterativos de trabalho.

A cada ciclo, o trabalho de equipes diferentes é integrado continuamente até a concepção do produto final, permitindo que o cliente final se envolva mais a cada iteração, propiciando a criação do produto correto e fornecendo respostas mais rápidas a desvios de escopo.

O Time Scrum é formado por colaboradores divididos em três papéis diferentes:

  • Product O ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo