MySQL Definitivo – Parte 01

Introdução

O MySql é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) muito utilizado para aplicações Web. Sendo um banco de dados em constante evolução, em sua versão atual, agregou novas características como Stored Procedure, Triggers, etc. Este material pretende ser um mini-curso, abordando dos aspectos básicos até os avançados para a instalação, utilização do console e ferramentas de manipulação do banco.

A MySQL AB é a empresa dos fundadores e dos principais desenvolvedores do Mysql, estabelecida originalmente na Suécia por Axmark, Larsson e Widenius. Atualmente ela foi comprada pela SUN.

O MySQL é um sistema simples, e ao mesmo tempo com muitos recursos, os quais o tornam um produto adequado para o aprendizado e para o uso em produção. Existem diversos motivos para utilizar o MySQL, entre eles:

1° É uma ferramenta com suporte ao SQL, e em conformidade com o ANSI/ISO SQL 92;

2° Multiplataforma, possibilitando a portabilidade entre estas plataformas;

3° Ferramenta livre, amplamente difundida no mercado;

4° Baixo consumo de recursos;

5° Alta quantidade de ferramentas para gerenciamento e administração.

Além dessas características, o MySQL possui api para diversas linguagens de programação, como C/C++, Java, .Net etc.

Instalação

Faça download do Mysql no site WWW.mysql.com . Utilizaremos a versão Community Server por ser livre. É possível encontrar versão para Windows, Linux,  Mac OS X, HPUX, entre outros. Nesta primeira etapa instalaremos no Windows. Na próxima etapa faremos a instalação no S.O GNU Linux. A versão que está sendo utilizada é Windows ZIP/Setup.EXE (x86) 5.0.67.

Após o download, descompacte o mysql, e instale clicando em Setup. Inicialmente será exibido a tela de boas vindas. Clique em Next e a próxima tela apresentará os tipos de instalação:


 - Tipica (recomendada para uso geral);
 - Completa (necessita mais espaço em disco, e faz a instalação completa)
 - Custom (customiza a instalação)

Instale o tipo “completa”. Em outras aulas veremos as demais opções detalhadamente.

Em seguida é apresentado o local onde o programa será instalado. Clique em “instal”. Após instalado, é apresentada a tela de informações sobre a versão enterprise. Cique no botão “next” e, novamente, em “next”. Na tela seguinte, há duas opções, a de configuração Standart e a de configuração detalhada. Utilizaremos a standart, mas na opção detalhada é possível configurar um servidor para desenvolvimento, apenas um servidor normal ou um servidor dedicado. Na opção standard é mostrada a tela para setar a configuração. (Figura 1)

 

pb_13_05_09_pic04.JPG

Selecione as opções Install As Windows service para colocar o mysql como serviço do Windows, e selecione o include bin directory in Windows PATH para colocar o caminho do diretório Bin do mysql no path do Windows. Desta forma é possível acessar os comandos do mysql pelo prompt sem acessar o diretório, e a opção Lauch the MySQL Server automatically, que faz com que o mysql seja iniciado automaticamente.

A próxima tela serve para configurar a senha do root, usuário máximo do MySQL. Em próxima etapa criaremos novos usuários e veremos como alterar a senha. Coloque a senha desejada e clique em next. A tela seguinte será a de finalização, bastando clicar no botão executar para que o mysql seja configurado no seu Windows.