Oracle Discoverer Administrator Parte 4

Damaris Fanderuff

Itens

Além dos itens originais dos folders (oriundos de tabelas, visões, comandos selects ou outros folders), novos itens podem ser criados contendo fórmulas. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o folder no qual se deseja acrescentar o item e selecionar a opção New Item. Com isto, será apresentada a tela demonstrada na Figura 23. Esta opção, conhecida como New Item, permite a criação de novos itens baseados em fórmulas simples (utilizando outros itens do folder e operações básicas – botões inferiores à área Calculation) ou em funções (botão de rádio Functions).

Para auxiliar na criação de itens que se baseiam em funções, uma listagem de todas as funções existentes (agrupadas por tipo) será apresentada no momento da criação. Clicando-se sobre o nome da função, um resumo de sua finalidade e sintaxe poderá ser visualizada abaixo do quadro Show (Figura 23). Nos itens podem ser criados rankings baseados em funções analíticas ou fórmulas de indicadores (itens médios por nota fiscal, etc).

 

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Figura 23. Criação de itens calculados em Folders da Business Area Vendas Muller.

Condições

Condições obrigatórias ou opcionais (Type), simples ou compostas (avançadas – utilizando os operadores lógicos and e or), podem ser aplicadas aos folders, como demonstrado na Figuras 24. Condições opcionais têm sua aplicação condicionada à seleção dos demais componentes pelo usuário final (nesse caso o usuário pode optar, por exemplo, por uma listagem em que apenas as vendas com documentos de saída sejam visualizadas). Já as condições obrigatórias são aplicadas diretamente aos folders, não sendo passíveis de visualização e/ou alteração pelos usuários.

Itens calculados, assim como nos itens de folders, podem ser especificados como valores de comparação. A Figura 24 ilustra o processo de criação de um item calculado como valor de comparação de uma condição, onde serão listados apenas os dados de saída dos últimos 4 anos (365 dias * 4 anos = 1460 dias), ou seja, onde a “Data de Venda” seja maior (>) do que 1460 dias atrás (SYSDATE - 1460).

 

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Figura 24. Criação de condições compostas em Folders da Business Area Vendas Muller.

Outros recursos

O Discoverer Administrator oferece recursos adicionais de segurança que devem ser observadas no cadastramento de usuários: o Perfil (pode ser encontrado em Tools – Privilegies; as opções disponíveis são administrador ou usuário para consultas) e a configuração de acesso às Business Areas (Tools – Security).

Backups das Business Areas podem ser realizados através de sua exportação (File - Export) para um arquivo (.eex). Sua eventual recuperação poderá ser realizada através da importação (File - Import) de uma Business Area completa ou parte dela com base em arquivo previamente exportado.

Conclusão

O componente Discoverer Administrator, apresentado neste artigo, em sua função de ferramenta OLAP Server, permite criar e manter uma camada intermediária de tradução, conhecida como End User Layer, que tem como objetivos principais manter o usuário intermediário ou final distante da complexidade do banco de dados, por disponibilizar estruturas claras e reconhecíveis pelos usuários. Neste componente são criados os data marts, através da construção das Business Area.

Referências

Documentações On-Line da ferramenta Discoverer da Oracle: http://www.oracle.com/technology/products/discoverer/htdocs/Oracle9iAS20_Disco_FOV.html

BARBALHO, Patrícia. Descubra o Data Warehouse – Produtividade e rapidez. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 3, ano 1, pg 34 – 38.

CARVALHO, Bráulio Ferreira de. Arquiteturas de Ferramentas OLAP. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 9, ano 1, pg 12 - 16.

FANDERUFF, Damaris. Oracle Discorer – A ferramenta OLAP da Oracle. Rio de Janeiro: Revista SQL Magazine, nº 16, ano 2, pg 8 - 13.

COREY, Michael et al. Oracle 8i data warehouse. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FANDERUFF, Damaris. Dominando o Oracle 9i: modelagem e desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2003.

KIMBALL, Ralph; ROSS, Margy. The data warehouse toolkit. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 494 p.

 

Damaris Fanderuff damaris@slogic.com.br é bacharel em Ciência da Computação pela FURB em Blumenau - SC, possui mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC e atualmente é aluna de doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas também na UFSC. Ministra as disciplinas de Banco de Dados I e II e Teoria Geral de Sistemas na UNIFEBE – Fundação Educacional de Brusque. É autora dos livros Oracle 8i - Utilizando SQL*Plus e PL/Sql (2000) e Dominando Oracle 9i - Modelagem e Desenvolvimento (2003), ambos publicados pela Makron Books e Pearson Education do Brasil. Presta consultoria e ministra treinamentos na área de Business Intelligence e outras ferramentas Oracle (Modelagem de Dados, Banco de Dados, Developer, Designer, entre outras) para diversas empresas em todo o pais.