Por que eu devo ler este artigo:Este artigo descreve conceitos fundamentais sobre planos de manutenção. Através de contextualizações e exemplos simples, serão apresentadas melhores práticas com relação a estes planos visando um melhor gerenciamento de bancos de dados SQL Server.

A aplicação dos conceitos de planos de manutenção é recomendada para empresas de todos os segmentos, sendo que os planos de manutenção são uteis para várias tarefas que precisam ser realizadas frequentemente como backups, verificação de integridade de banco de dados, atualização de estatísticas, entre outras tantas atividades de responsabilidade de um DBA.

A manutenção do banco de dados é essencial para qualquer empresa que tenha um SGBD, seja ele o SQL Server ou qualquer outro sistema gerenciador de banco de dados do mercado, como Oracle, DB2, MySQL, etc.

Sempre que um desenvolvedor ou DBA cria uma base de dados na sua empresa com todas as melhores práticas, tais como criação de índices, verificação de gargalos pelos planos de execução das consultas, níveis de isolamento apropriados, modelagem relacional entre outras recomendações, ainda assim é necessário ter um plano de manutenção para permitir um bom gerenciamento do banco.

No início de um sistema tudo funciona de forma perfeita. Porém, com o tempo, o volume de dados cresce, assim como o número de usuários, e as operações no banco de dados começam a deixar os índices fragmentados e estatísticas desatualizadas, gerando planos de execução ineficazes. Neste momento percebemos uma queda muito grande na performance, indicando que passou do momento de fazermos a manutenção no banco de dados.

Para iniciarmos nossos exemplos, antes de mais nada, é indispensável o entendimento sobre as funcionalidades dos planos de manutenção. Um plano de manutenção nada mais é do que um conjunto de tarefas para realizar determinadas ações no banco de dados. Estes planos criados são salvos no SQL Server da mesma forma que um pacote do SQL Server Integration Services (ver BOX 1), ou seja, eles não ficam armazenados em arquivos físicos no disco mas sim dentro do SQL Server.

BOX 1. Criando planos de manutenção

Para todos os planos de manutenção que criamos e salvamos, o SQL server automaticamente os salva como um pacote SSIS (SQL Server Integration Services) que é um componente que acompanha o SQL Server.

Também é criado, de forma automática, um job no SQL Server Agent assim que o plano de manutenção é salvo, sendo possível executar este plano de uma forma recorrente que podemos definir ou de maneira manual sempre que quisermos via wizard ou comandos T-SQL.

Todas as tarefas que podemos fazer no plano de manutenção também podem ser feitas de outras maneiras no SQL Server. Porém, nenhuma dessas opções é tão pratica e rápida reunindo três vantagens principais do plano de manutenção:

1. Facilidade: Para a maior parte das tarefas criadas nos planos de manutenção não são necessários conhecimentos em programação T-SQL ou qualquer outra linguagem. Quase tudo pode ser feito via assistentes e, mesmo após ter salvo o plano de manutenção, é possível também modificá-lo por interfaces gráficas que o SQL Server possui;

2. Praticidade: Assim que o plano de manutenção é salvo, automa ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo