Plataformas de Desenvolvimento

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

O artigo tratará sobre as principais plataformas de desenvolvimento que estão disponíveis para os desenvolvedores em C-Sharp atualmente.

 

O artigo tratará sobre as principais plataformas de desenvolvimento que estão disponíveis para os desenvolvedores em C-Sharp atualmente.

        

Introdução

Escolher uma plataforma para desenvolver seus aplicativos é o primeiro passo para programar em determinada linguagem de programação, ou até mesmo para começar a desenvolver aplicativos.

 

As principais plataformas de desenvolvimento para C-Sharp atualmente são o Visual Studio da Microsoft, Sharp Develop e Web Matrix, sendo que a Web Matrix também é da Microsoft, porém com certas limitações.

 

A única plataforma paga entre as três é o Visual Studio.Net, sendo assim distribuída em pacotes especiais que se adaptem a determinados usuários e também com preços variados. Porém a plataforma Sharp Develop é completamente livre, ou seja, não é preciso fazer nenhum tipo de pagamento para ter em mãos a plataforma, basta apenas baixar do site e usar, assim como a WebMatrix que é gratuita.

 

Inicialmente os programadores programavam em C-Sharp com o auxilio do bloco de notas do Windows, porém hoje poucos usam este recurso, visto que, o bloco de notas apresenta diversas dificuldades ao programador começando ao salvar um arquivo onde se o desenvolvedor da aplicação não tiver cuidado poderá ao invés de salvar com a extensão .cs salvará com a extensão .cs.txt o que é muito normal ao lidar com este tipo de aplicativo, além disso, o bloco de notas não exibe número de linhas, o que poderá ser um grande problema ao desenvolvedor quando o compilador acusa algum erro em determinada linha. Imagine um aplicativo que você esteja desenvolvendo com mais de 500 linhas e o compilador acusa um erro na linha 290, será uma grande dor de cabeça procurar a linha no bloco de notas. Outro problema com o bloco de notas é quanto a endentação, visto que o bloco de notas insere oito espaços para tabulação, indicando assim que realmente a sua endentação será horrível.

 

Assim podemos notar o quanto é fundamental que tenhamos uma plataforma de desenvolvimento que nos auxiliará no desenvolvimento de nossos aplicativos.

        

Visual Studio.Net

A principal plataforma de desenvolvimento em C-Sharp dispensa comentários é a plataforma mais usada atualmente para desenvolver na linguagem.

 

O Visual Studio.Net é extremamente completa, oferecendo diversos serviços e facilidades ao desenvolvedor. Para aqueles desenvolvedores que desenvolvem aplicativos com banco de dados o Visual Studio.Net oferece um recurso que adiciona ao formulário todos os componentes e código para manipular as principais funções que um banco de dados precisa, como consulta, inserção, remoção, e atualização. Além disso, o Visual Studio.Net é simples de usar, possui um ambiente bastante organizado, assim como o antigo ambiente que o Visual Basic 6 oferecia e era extremamente elogiado por isso.

 

O Visual Studio.Net além de oferecer funcionalidades também oferece constantes atualizações, assim em média a cada dois anos uma nova versão, ainda mais completa, é lançada pela Microsoft.

 

O único problema da plataforma é seu custo, para profissionais que não detém de muito recurso financeiro acaba sendo um empecilho desenvolver na plataforma, sendo assim uma saída usar as versões Express da plataforma, que é grátis, porém não possui recursos que a plataforma paga possui. Para mais informações sobre a versão Express da plataforma Visual Studio acesse o site http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/

 

SharpDevelop

O SharpDevelop é uma plataforma que vem ganhando cada vez mais força e cada vez mais usuários a cada sai que passa, ela possui características interessantes, como Lightweight IDE, Code Completion, Intelligent braces e permite escrever códigos em C-Sharp, HTML, ASP, ASP.NET, Visual Basic.NET, XML, entre outras. Diferente do que alguns artigos mencionam a plataforma não dá suporte para Java. O SharpDevelop é uma excelente plataforma por ser ágil e descomplicada. Um ponto importante desta plataforma é que além do SharpDevelop ter uma interface leve e bastante intuitiva ela é completamente em nosso idioma Português, o que facilita ainda mais manusear as diversas opções que a ferramenta nos oferece, além de facilitar a vida de programadores inexperientes.

 

O grande feito da plataforma é seu custo, que é zero, qualquer desenvolvedor pode simplesmente baixar a plataforma e poder usa-la para desenvolver seus aplicativos. Empresas de pequeno e médio porte que não possuem dinheiro suficiente para bancar uma plataforma como o Visual Studio.Net estão migrando para a plataforma SharpDevelop, que oferece também um excelente ambiente de programação, como o Visual Studio.Net, mas por um custo zero.

 

O grande problema da plataforma são seus recursos que ainda são limitados em comparação ao Visual Studio.Net onde até o presente momento a plataforma SharpDevelop ainda não oferece a criação de eventos de forma automática, tendo assim o programador que escrever os seus eventos de forma manual, o que torna o desenvolvimento um mais pouco mais demorado. Outro ponto negativo é a ausência de integração com a plataforma Visual Studio.Net, visto que a plataforma SharpDevelop não reconhece arquivos de extensão .sln usado pelo Visual Studio.Net.

 

Para mais informações sobre a plataforma e como fazer o download você pode acessar o site http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

 

hmplatddesfig01.jpg 

 

WebMatrix

O Web Matrix também é uma plataforma da Microsoft, porém disponibilizada gratuitamente para o desenvolvedor.

 

O Web Matrix faz tudo que o Visual Studio.Net faz, porém com a limitação Web. Podemos dizer que o Web Matrix é uma versão reduzida do Microsoft Visual Studio.Net que oferece suporte para projetos ASP.NET e WebServices.

 

Para empresas que trabalham com a linguagem C-Sharp e desenvolvem projetos voltados para Web é uma excelente plataforma de deenvolvimento, principalmente por ser completamente gratuita.

 

Conclusão

As três principais plataformas de desenvolvimento para C-Sharp hoje são Visual Studio.Net, sendo este o mais abrangente entre os três, além de oferecer diversos recursos que tornam a programação e o desenvolvimento de aplicativos extremamente ágil e fácil, porém é uma ferramenta paga e que requer um bom dinheiro para adquirir a plataforma, porém a versão Express é uma alternativa do Visual Studio.Net para quem não recursos financeiros e quer obter uma plataforma parecida mas barata, porém a versão Express é limitada e possui poucos recursos da plataforma paga.

 

O SharpDevelop vem crescendo muito atualmente e é uma alternativa bastante significativa para aqueles que querem uma plataforma parecida com o Visual Studio.Net oferecendo bastante recursos ao desenvolvedor e uma programação fácil e descomplicada, porém a plataforma ainda apresenta menos recursos e facilidade que o Visual Studio.Net. Por fim a WebMatrix também é uma plataforma disponibilizada pela Microsoft, porém gratuita, o intuito da ferramenta é oferecer suporte para quem quer programar aplicativos apenas voltados para Web, podendo desenvolver projetos ASP.NET e usar WebServices.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?