Quando comecei a desenvolver usando o .Net, a versão atual do Visual Studio era a 2005. Optei por trabalhar com o MYSQL, pois já tinha conhecimento do mesmo em outros projetos. Nos primeiros tutoriais que li, aprendi a usar o conector do Mysql e também existia para ele um plugin que o integrava ao Visual Studio 2005. Com esse plugin eu tinha acesso as tabelas do MySql pelo proprio Visual Studio. Isso me ajudava bastante, pois tinha toda a informação que precisava em um único lugar.

Anos mais tarde, foi lançado o Visual Studio 2008. A primeira coisa que fiz foi migrar para ele, assim que foi lançado. Mas ai veio o problema. Ele não tinha um plugin que fize-se a integração com o Visual Studio. Pesquisei na internet, e encontrei apenas plugins pagos (Devart), que me ofereciam os mesmos beneficios. Então abri mão do plugin e continuei a utilizar o Visual Studio 2008, pois ele tinha muitos outros benefícios.

Com o lançamento do Visual Studio 2010, fiz a mesma coisa. Migrei para ele novamente. Então, um belo dia, pensei assim: "Talvez alguém já tenha desenvolvido um plugin que faça essa integração e que seja gratuito", e comecei a pesquisar. Na minha pesquisa descobri o seguinte. O plugin que era para o Visual Studio 2005, não acabou, ele apenas se integrou ao conector do MySql, ou seja, ao baixar o conector do a partir da versão 5.2 do MySQL, o plugin vem junto.

Neste tutorial, vamos ver como instalar o plugin no Visual Studio 2010.
Para isso é necessário baixar o conector 6.3.2. (Ao escrever esse artigo, ele estava na versão Beta). Baixe ele pelo link: http://dev.mysql.com/downloads/connector/net/#downloads

Apos fazer o download, execute o arquivo e siga os passos da instalação:

  1. Na tela inicial da instalação, clique em Next.
  2. Clique na opção Complete para instalar todas as opções (Se quiser, você pode clicar em Custom e escolher apenas algumas opções, mas lembre-se de manter a opção Visual Studio Integration marcada)
  3. Clique no botão Install e aguarde o processamento, vai demorar um pouquinho, pois ele irá instalar o conector e depois fazer as devidas configurações no Visual Studio.
  4. Depois de finalizar o processamento apenas clique em Finish, a instalação do conector está finalizada.

Agora que já terminamos a nossa instalação, vamos ver se o MySql já está integrado ao Visual Studio. Abra o Visual Studio 2010.
  1. Vá ate a janela do Server Explorer. (Pressiona Ctrl+Alt+S ou clique em View > Server Explorer).
  2. Clique com o botão direiro do mouse na opção Data Connections e escolha a opção Add Connection...
  3. Atenção! Se você nunca tiver usando essa opção, será exibida a janela "Change Data Source", nela você deve clicar no campo Data Source na opção "MySQL DataBase". Se já houver configurado algum banco de dados, provavelmente vai ser exibida a janela Add Connection. Se ela aparecer, clique no botão Change e escolha o Data Source "MySQL Database".
  4. Na janela Add Connection, preencha o Server name, User name e Password. Se preencher corretamente, o campo Database Name será ativado com a lista de todos os bancos de dados. Escolha o que deseja usar e clique em ok.

Pronto, agora você tem acesso as tabelas e consultas do MySql, dentro do Visual Studio.
T+