Procedures em Firebird – Parte 2

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Procedures em Firebird



Olá pessoal, no ultimo artigo vimos como criar uma procedure no firebird. Hoje veremos como criar uma procedure dinâmica, onde montaremos nosso select dinamicamente e executaremos ele.



Observe as alterações que fizemos na procedure em relação à procedure anterior. Nós tiramos o select de dentro do for e declaramos uma variável vSQL. Logo no inicio da procedure nós colocamos em nossa variável o nosso select sem o where.

Neste exemplo só filtraremos o tipo caso o mesmo seja diferente de “-“, isso nos dá mais flexibilidade do que na procedure anterior que sempre filtrávamos o tipo do cliente.

A mudança no for é que agora executamos a nossa consulta com o “execute statement” passando a nossa variável com nosso SQL. Daí em diante é a mesma rotina da procedure anterior.

Ao executarmos a procedure passando “-“, teremos o seguinte resultado:


 
Como podemos ver, nossa procedure escrita de forma dinâmica ficou muito mais flexível, pois podemos montar nossos selects com base em condições específicas.


É isso aí pessoal, este artigo foi bem rápido e direto, espero que tenham compreendido um pouco das procedures do Firebird e das vantagens de se usar procedures dinâmicas.



Fiquem a vontade para criticar e tirar quaisquer duvidas.
Abraço.
Ricardo Coelho.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?