Durante muitos anos as organizações geraram inúmeras informações que não eram aproveitadas, isso porque vinham de diversas fontes de dados diferentes. Com o passar do tempo, as organizações perceberam que se essas informações não aproveitadas fossem agrupadas, seriam de suma importância para elas e, com isso surgiu à necessidade de Softwares que agrupassem essas informações e exibissem-nas de uma forma que pessoas pudessem usá-las para tomada de decisões, daí surgiram os tão famosos softwares de B.I..

Business Inteligence pode ser definido como a capacidade de extrair dados relevantes a um determinado negócio e transformar as mesmas em informações ou dados qualitativos para que, com isso, pessoas com cargos de responsabilidades possam tomar decisões mais assertivas. Geralmente esses dados vêm dos demais sistemas que a empresa possui, como ERP, CRM, dentre outros.


Aprenda React Native: do Hello World ao CRUD


Sempre foi um grande desafio para as empresas fazer com que os projetos de B.I. tivessem retorno rápido, devido sua complexidade. Sempre exigiram profissionais muito bem qualificados com conhecimentos não só na ferramenta de B.I., mas também nos inúmeros bancos de dados para que pudesse ser feito a extração e unificado em um Dataware House. Sem contar que as próprias ferramentas de B.I. sempre tiveram um custo muito alto.

Hoje existem inúmeras ferramentas de B.I. no mercado, mas neste artigo vamos mostrar o QlikView, que é uma ferramenta que vem crescendo muito e tem um baixo custo se comparado com as demais ferramentas existentes no mercado.

O que é o QlikView?

É um software fabricado pela QlikTech com uma metodologia inovadora chamada Business Discovery. Esse conceito significa que todo usuário de negócio pode utilizar a ferramenta para contribuir nas tomadas de decisões. O QlikView proporciona rapidez flexibilidade, facilidade de uso e recursos poderosos, com isso ele permite transformar dados vindos de fontes diferentes em conhecimento de negócio, propiciando tomadas de decisões mais precisas e criando novas oportunidades para a empresa.

O QlikView utiliza uma tecnologia patenteada de associação em memória. Esta tecnologia associativa permite criar uma interface única simplificando radicalmente a implantação, o uso e a manutenção das consultas e análises.

Na Figura 1 temos uma ilustração do funcionamento do QlikView, onde as informações vem de inúmeras fontes diferentes e nele são unidas em forma de gráficos e métricas.

Exemplo do Funcionamento do QlikView
Figura 1. Exemplo do Funcionamento do QlikView

A rapidez na produção de resultados é um fator que chama atenção no QlikView. Além disso, o software estimula a inteligência do usuário, possui uma instalação simples com uma arquitetura única para análise, aplicação e geração de relatórios. Tudo isso reunido em uma interface extremamente amigável.

Ao invés de agregar dados em cubos inflexíveis, o QlikView usa uma tecnologia inovadora, o sistema de criar um grande arquivo com todas as associações, conhecido no produto como “Data Cloud”. Desta forma, todos os dados relevantes em todas as dimensões ficam disponíveis em RAM.

AQL™ (Associative Query Logic) é a tecnologia patenteada usada no software QlikView para associar dados, enquanto as queries são feitas na estrutura de dados QlikView. A tecnologia AQL promove análises não hierárquicas de dados, ao contrário das tecnologias OLAP predominantes usadas na maioria dos softwares de B.I. disponíveis no mercado hoje. A tecnologia não hierárquica do AQL garante análises onde as queries não foram construídas em uma ordem específica (como ano/trimestre/mês). Usando AQL, qualquer valor da estrutura de dados pode ser o ponto de partida para a análise.

Uma das grandes diferenças entre o QlikView e as demais ferramentas de B.I. está principalmente na facilidade da geração de relatórios gráficos, com as outras ferramentas torna-se indispensável ter pessoas da área de T.I., pois se faz necessário conhecimento em linguagem SQL para a criação dos relatórios. Nessas ferramentas também é de suma importância estar bem definida todas as dimensões e métricas necessárias.

Funcionamento Básico

O QlikView possui um funcionamento muito simples. Vamos dividir em quatro etapas para facilitar o entendimento, são elas: instalação, script, nuvens de dados e interface.

  1. Instalação: Sua instalação é bem simples basta realizar o download do site, executar e ir prosseguindo até o final da mesma. A versão trial é valida por 15 dias não consecutivo, ou seja, ele só conta os dias que você utiliza o aplicativo. Após o prazo de 15 dias, a ferramenta continua podendo ser utilizada, porém, você só consegue abrir os arquivos gerados pela sua instalação, arquivos criados por outro aplicativo na versão Trial. Da versão full você não conseguirá abrir.
  2. Script: O desenvolvimento do Qlikview começa pelo script e é uma programação bem simples: sua codificação é proprietária, porém é bem semelhante ao VBA, por isso é uma ferramenta voltada para o usuário final. Nesse script é onde você vai realizar a conexão com sua fonte de dados que pode ser um arquivo txt, xls, ou qualquer outro banco de dados. Não é necessário se preocupar com a linguagem do script, pois o software possui wizard que faz toda a conexão para você e gera o script automaticamente.
    A ferramenta faz o carregamento de todos os dados da sua fonte na memória e salva em um arquivo próprio, fazendo com que a fonte seja desnecessária. Somente em casos de atualizações na fonte será necessário um recarregamento para atualizar o QlikView.
    Na Figura 2 você vê um exemplo de script.
     Exemplo
de Script
    Figura 2. Exemplo de Script
  3. Nuvens de Dados: Após fazer o carregamento das suas fontes de dados, o QlikView constrói todo relacionamento entre eles, isso é chamado de Nuvem de Dados (Figura 3).
    Nuvem
de Dados
    Figura 3. Nuvem de Dados
  4. Interface Gráfica: É aqui que você trabalha os dados nas formas desejadas, podendo utilizar todas as dimensões carregadas no script. Um detalhe muito Importante é que na criação das métricas as fórmulas que o QlikView disponibiliza são idênticas as do Excel, tanto em nome quanto em sintaxe.
    O software possui uma rica quantidade de componentes que são bem intuitivos na hora de utilizar. Existem tabelas, listas, dropdowns, gráficos de barra, gráficos de linha, gráfico de dispersão, gráfico de pizza, botões, enfim, tudo o que você precisa para desenvolver uma interface bastante funcional, além de possuir integração com o google maps, para poder realizar analises de mercado por região dentre outro tipos.
    A utilização dos componentes é fácil, basta escolher arrastar para o Painel (Figura 4) e configurar quais serão as dimensões, quais serão as métricas e você vê o resultado em gráficos, tabelas dinâmicas,etc...
    Painel
de Visualização
    Figura 4. Painel de Visualização

Pontos Positivos

  • Seu Custo é relativamente baixo em relação a outras soluções similares de B.I..
  • Facilidade de desenvolvimento.
  • Curva de aprendizado muito baixa. Não necessita de conhecimento técnico muito apurado.
  • Inúmeros exemplos no site do fabricante do produto.
  • Interface rica, flexível e poderosa.
  • Na versão server o QlikView possui recurso de compartilhamento de tela para que possa ser realizado reuniões para discutir as decisões.
  • Suas Fórmulas para criação de Métricas são idênticas as do Excel, o que facilita para os usuários de Negócio.

Pontos Negativos

  • O custo fica elevado quando se pretende expandir a aplicação feita para outros usuários visualizarem. A licença é cobrada por usuário que visualiza tanto na versão web, quanto desktop.
  • A documentação é boa, no entanto, quando se precisam fazer interfaces mais sofisticadas, ela não ajuda muito.
  • Apesar de ser uma ferramenta de fácil utilização e voltada para o usuário de negócio, em alguns casos quando se há necessidades de implementações mais complexa ai ele exige um bom conhecimento técnico e deixa de ser uma ferramenta para usuário.
  • Um grande problema é que a maioria dos sites de suporte e fóruns são em Inglês e para quem não tem domínio da linguagem isso acaba se tornando um grande desafio.