Existe alguma ordem para aprender programação?

Bom, acho que você não tentou entrar em um carro a 80km/h!

Talvez alguém consiga essa façanha, mas de todo modo, terá que levar, em algum momento, o automóvel a uma velocidade de retirada da inércia, uns 20 ou 10 km/h, até parar o veículo.

Então, deste modo, podemos dizer que não adianta pular etapas, se não souber andar com o carro nas primeiras velocidades. Isso vale, e muito, para quem está aprendendo ou pretende aprender programação.

Neste artigo você aprenderá o caminho seguro para uma aprendizagem adequada, para desta forma, desenvolver suas habilidades de maneira gradual e harmônica. Saindo da inércia até atingir a "velocidade" de um programador Front-end. Não sabe o que é um programador Front-end? Não saia daí e saiba agora.

A base

O primeiro ponto que provavelmente está na sua mente é: por onde começar? Mas não adianta você saber um caminho, um plano de estudos sem que isto, de alguma forma, tenha alguma lógica para você. Existe uma funcionalidade e uma demanda no processo de aprendizagem da programação. Não adianta você dominar a receita do preparo do caviar e ser totalmente alheio ao arroz com feijão. O segundo prato tem uma demanda muito maior, além do preparo ser mais simples. Assim também ocorre no mundo da programação: tudo gira em torno de algumas tags básicas. Mesmo os profissionais mais avançados, que por algum motivo, não aprenderam HTML no seu início de carreira, uma hora ou outra terão que aprender.

Qual caminho a seguir

Vale mencionar que o HTML não é uma linguagem de programação, mas de marcação.

Por que iniciar com HTML?

Esta resposta é simples, mas precisa fazer sentido para você. Todos os navegadores, como Firefox, Chrome, Edge entre outros, interpretam o HTML. Em analogia, hoje o HTML é o "idioma" dos navegadores e sem ele não é possível criar sites. A maioria dos usuários da Internet estão usufruindo de uma estrutura do HTML. Basta observar as milhões de pessoas que acessam o Google (que precisa do HTML) para buscar outro site (que também usa HTML). Além disso, de maneira muito vasta, não podemos deixar de mencionar as redes sociais, que não param de crescer. E não é só isso.

Ainda tem mais

Dentro dessa urgência do HTML, um "idioma" global, existem tipos distintos de sites que passam despercebidos pela maioria dos usuários. Estes sites são estáticos e dinâmicos. Os estáticos não precisam de atualizações constantes, pois as suas informações são quase sempre as mesmas, não importando quando você os acesse.

Um bom exemplo de sites estáticos são os dicionários da Língua Portuguesa. Tudo que precisa em relação ao conteúdo está no banco de dados e não precisa ser alterado periodicamente; em contrapartida, os sites dinâmicos precisam de atualizações frequentemente, como os sites que informam a previsão do tempo.

Então, categoricamente, podemos afirmar, com base também na sua própria experiência de usuário da Internet, que sem o HTML não há vida online.

Estamos sempre conectados

Mas, você deve estar pensando, e os jogos online? Muito simples, onde estes jogos são anunciados, como são baixados, senão por um site. Logo, para chegar até os usuários foi necessário, no "meio do caminho", a intermediação das funcionalidades do HTML.

Saindo da inércia com HTML, o que vem depois?

Você não quer dirigir um carro feio, mas dá-lo uma aparência mais agradável possível, que chame a atenção pela sua beleza. Sendo assim, no decorrer do desenvolvimento de um site, para dar uma aparência mais estilosa você utilizará o CSS (assim como o HTML, ele é uma linguagem de marcação). A estética do site será feita pelo CSS. É possível criar um site sem esta linguagem? Sim; mas diga, como seria um carro sem a pintura, os acabamentos dos para-choques e com os bancos surrados? Mesmo sendo um automóvel 0KM, acho que você não compraria.

Com o CSS dar para melhorar a aparência, e quase tudo poderá ser modificado, como as fontes, as características das cores, imagens de fundo, posicionamento, "arredondamento", além de muitas outras funcionalidades.

Agora que você já sabe da importância do HTML e do CSS, qual será o próximo passo para se tornar um programador Front-end?

JavaScript

Após dar estilo a um site se faz necessário torná-lo mais interativo, aí é que entra o JavaScript. Diferentemente do HTML e do CSS, o JavaScript é uma linguagem de programação, sendo assim, com esta linguagem o usuário interage com o site, acionando os botões, preenchendo caixas de textos e assistindo algum vídeo. Todas estas funcionalidades citadas só acontecem com a utilização do JavaScript.

Imagine entrar no Google e não poder digitar na caixinha de busca e nem pode clicar no botão para buscar o que você deseja encontrar, do que serviria este site sem estas funções?

A importância de um programador Front-end

Fez sentido para você aquela analogia em tentar entrar no carro aos 80km/h?

Não adianta pular etapas sem ter o necessário para atender uma demanda que não para de crescer.

Seguindo estes passos: HTML, CSS e JavaScript, você se tornará um programador Front-end.

Toda a parte visual de um site, tudo que o usuário interage é desenvolvido pelo programador Front-end. Exemplo disso é este artigo, você consegue rolar a página, visualizar algumas figuras, clicar em links. Além de sites de compras, imagens de eletrodomésticos e de outros utensílios.

Um programador Front-end é extremamente importante para qualquer empresa.

Veja, uma loja com vendedores e estoquistas. O primeiro contato com o cliente quem faz é o vendedor (Front-end). A pessoa do outro lado do balcão ao solicitar algo do seu interesse, por sua vez, o vendedor (Front-end) aciona o estoquista, que irá trazer o produto solicitado. Desta forma podemos notar que sem o Front-end para exibir aos usuários os produtos, embora uma loja tenha um estoque cheio, não venderá nada. Isso vale para outros exemplos também.

Em todo lugar um front-end

HTML, CSS e JavaScript - estes são os primeiros passos para quem quer ser tornar um programador extremamente requisitado no mercado.

Mas onde encontramos esta trilha segura?

Com a DevMedia - com mais de 20 anos no mercado, com uma metodologia validada por mais de cem mil alunos, além de ser a pioneira no ensino de programação a nível nacional - você trilhará agora um caminho seguro para se tornar um profissional renomado no mercado de trabalho.

Seja família DEV.