Quinze minutos, pode ser um tempo enfadonho eternizado pela ansiedade ou, demasiado curto, dependendo de quem o está usufruindo e como este tempo está "evaporando".

O curso da história pode ser transformado em tão curto prazo, em quinze minutos? Certamente que sim. Napoleão, no intervalo entre sua viagem até o inimigo, lia Maquiavel – só por este fato já sabia como se portar diante do inimigo.

Diante da realidade do mundo moderno, tão complexo e dinâmico, o qual demanda por agilidade e eficiência, "garimpar" quinze minutos do seu dia para o crescimento pessoal e profissional é fundamental para colocar em prática um plano de estudos direcionado.

O que quero dizer com isso? Você está a quinze minutos diários de distância do seu sucesso financeiro como um programador, que é uma profissão altamente requisitada e essencial no mercado de trabalho.

Neste artigo você compreenderá um leque de possibilidades que alguns minutos diários podem fazer na sua vida, verá como um mínimo de tempo investido em seu desenvolvimento, no processo do aprendizado da programação, pode render em grandes oportunidades de trabalho, evoluir sua própria empresa, além da possibilidade ganhar em moeda estrangeira.

Não saia daí, porque por menos de quinze minutos de leitura você saberá o que é extremamente necessário para transformar os seus quinze minutos diários em uma verdadeira mina de conhecimento que é muito bem pago pelo mercado digital.

carreira promissora

A prática nos quinze minutos

Em um processo de aprendizado, com boa disposição e foco, o nosso cérebro fica bem receptível as informações adquiridas.

Neste momento não basta apenas absorver os conteúdos, é necessário processá-los de modo a transformá-los em familiares. Isso só ocorre com a prática. Logo, é imprescindível, quase que simultaneamente, no momento do estudo da programação, não ser apenas alguém que recebe conteúdo, mas é preciso colocá-lo em prática. Ninguém aprende a dirigir somente na aula teórica, é preciso praticar o que aprendeu. Assim sendo, não praticar o conteúdo absorvido, no dia seguinte terá que "aprender outra vez". Talvez esta seja uma das maiores objeções de quem está estudando programação, os quinze minutos diários são extremamente eficazes para a absorção e compreensão, mas é preciso treinar as habilidades para haver uma familiarização satisfatória.

Organização dos quinze minutos

Na verdade, não há limite para uma organização eficiente deste tempo tão precioso. Pense naquele pouco momento do seu dia que dê para encaixar esses quinze minutos.

Imaginemos, de forma plausível, no seu possível deslocamento até o trabalho, em um transporte público, sem prejuízo à aprendizagem, com uma atenção focada, conseguirá aproveitar este tempo.

Sem medo de errar, o principal obstáculo neste tempo livre será às redes sociais, principalmente os vídeos curtos, além das mensagens e textos, que no mais das vezes, de maneira alguma agregam valor no seu crescimento profissional e pessoal. É neste momento que você precisa dedicar os seus primeiros cinco minutos na absorção de algumas tags; nos cinco minutos seguintes se dedique a praticar o que aprendeu, coloque tudo em exercícios, dentro deste período repita o processo quantas vezes for preciso; nos cinco últimos minutos corrija o que errou e dê ênfase no que teve mais dificuldade. No dia seguinte, faça o mesmo procedimento, com novos conteúdos.

Estude pouco, mas sempre

Faça um ciclo semanal – dentro destes quinze minutos diários e escolha um dia da semana, o qual for melhor para você, e trabalhe tudo o que foi executado durante a semana, no mesmo período de quinze minutos.

Isso é certo e líquido, quando você é exposto, mesmo que seja por um período curto, a uma linguagem de um determinado grupo, que pode utilizar gírias ou palavras rebuscadas, certamente, em curto prazo, estará falando da mesma maneira. Isso vale a saber, ao ouvir uma criança aprendendo a falar, quais são os possíveis modos que se utilizam a Língua Portuguesa dentro do ambiente em que ela vive.

Deste modo, a questão não é o que você vai fazer com a linguagem de programação, mas o que ela fará em você.

Por apenas quinze minutos diários, sendo exposto ao que há de melhor em tecnologia, você desenvolverá a sua mente programadora.

Este tempo é engessado?

Caso haja a possibilidade, no decorrer do aprendizado, é possível aumentar este tempo de estudo. Não tem uma fórmula engessada, o que existe é o mínimo necessário de tempo empregado para extrair o máximo para o seu desempenho.

Talvez esteja se perguntando: "posso estudar mais tempo do que estes quinze minutos? Sim, sem problema algum. O que não se pode perder de vista é a qualidade do estudo. Por que digo isso? Muitos que se dedicam a estudos por um longo espaço temporal, "que brigam contra o tempo", diante de uma prova ou uma vaga de emprego, acabam perdendo um período importante de suas vidas porque estavam estudando sem qualidade. Como isso acontece?

Após muitos minutos de estudo, embora o estudante esteja motivado, o cérebro começa a dar sinais de cansaço, como distrações com coisas banais, sonolência, entre outros. Neste pare o que está fazendo, caso contrário, o que estudar será jogado na lata do "lixo do esquecimento". O melhor a fazer é obedecer aos limites do seu corpo – se for dormir, durma – necessidade de lazer, se divirta – vontade de comer um chocolate, o faça.

Quando retomar o seu processo para desenvolver a sua mente programadora tudo ficará mais fácil e o seu cérebro muito mais receptível a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Pode passar dos quinze minutos, sim. Mas não se pode perder a qualidade no processo de aprendizagem da programação que os quinze minutos possibilitam.

A forma de tirar o melhor proveito dos quinze minutos é apenas esta?

Como mencionado anteriormente, não existe uma receita perfeita que se encaixe às diversas rotinas individuais, tudo depende da demanda e tempo disponível. O que não pode ocorrer é o argumento de falta de tempo ganhar corpo ao ponto de afirmar que não irá aprender programação e evoluir na sua vida financeira porque é inviável.

Sim, não é inviável, todos nós temos uma via, um percurso, ou um atalho para encontrar os quinze minutos diários. Quanto são aqueles, por uma motivação específica, vão para academia treinar de madrugada, às 06hs da manhã, ou depois das 22hs; passam 1h treinando para atingir os seus objetivos.

Qual é a sua motivação para passar no mínimo quinze minutos do seu dia, que tem 24hs, dedicado a aprender programação?

Em um horizonte quase sem perspectiva, a maioria esmagadora da população do Brasil faz fila quilométricas quando sabe de uma oportunidade de trabalho, do qual possa levar um pouco mais de conforto e menos sofrimento aos seus familiares. A sua "fila diária" terá apenas três passos: 5+5+5= 15 minutos para abrir um leque de oportunidade que não para de crescer.

Por que você ainda não se apropriou dos seus quinze minutos diários para aprender programação? Você está deixando centenas de milhares de vagas em aberto.

Fure agora a bolha da falta de oportunidade e das filas em busca de um emprego e se torne um profissional cobiçado pelo mercado de trabalho.

Aqui na DevMedia, os seus quinze minutos serão ainda mais valiosos, com um roteiro de estudo validado por mais de cem mil alunos.

Estude com a DevMedia

O pioneirismo da DevMedia no ensino de programação a nível nacional a torna uma "peça" genuína para o desenvolvimento da sua mente programadora.

Venha se família DEV.

Abraços.